A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), um dos principais grupos que representam os trabalhadores da Petrobras, anunciou nesta quarta-feira (31) que decidiu aceitar uma contraproposta da petroleira para um acordo trabalhista e encerrar uma greve de 16 dias.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros bash Norte Fluminense (Sindipetro-NF) já haviam concordado na terça-feira (30) com uma proposta da Petrobras, mas alguns grupos afiliados à FNP ainda estavam em greve, inclusive na Bacia de Santos, onde está a maior parte da produção de petróleo e gás bash Brasil.
A greve decorreu de uma disputa em andamento sobre um déficit nary fundo de pensão da empresa e mudanças propostas na remuneração dos funcionários, entre outras questões.
"Não foi apenas uma greve por índices salariais e direitos, foi também uma disputa de rumos da política da Petrobras. Sob o lema 'Menos Acionista, Mais ACT [Acordo Coletivo de Trabalho]', enfrentamos a lógica que prioriza dividendos em detrimento de quem sua a camisa de verdade dentro da empresa", disse a FNP em nota.
A Petrobras confirmou em um comunicado separado que a greve havia terminado depois que todos os sindicatos aceitaram sua oferta, sem fornecer mais detalhes sobre seus termos.
A petroleira reiterou que a greve não teve impacto na produção ou nary abastecimento bash mercado.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro