8 meses atrás 13

Grupo Comporte oferece maior desconto e vence leilão de três linhas da CPTM

Grupo CCR S/A e Comporte Participações S/A foram as únicas duas empresas que apresentaram propostas. CCR já opera linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, e linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante da CPTM. Comporte é parte do Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão do TIC (Trem Intercidades) Eixo Norte, que vai ligar a capital a Campinas (SP).

Governador disse que já foram contratados R$ 354 bilhões em investimentos, já contando com o leilão de hoje, quando a "ambição" era atrair R$ 220 bilhões. Tarcísio de Freitas disse ainda que o modal ferroviário de passageiros será retomado em outros pontos do estado. "Temos o plano de fazer a ligação entre Sorocaba (SP) e São Paulo, e, quem sabe, entre Sorocaba e Campinas, entre Campinas e Ribeirão Preto (SP)", citou.

Concessão em detalhes

Comporte será responsável pela concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Também inclui o serviço Expresso Aeroporto, até o terminal internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A estimativa do governo do estado é que a expansão possa dobrar o número de passageiros até 2040, chegando a cerca 1,3 milhão por dia.

Durante os 25 anos da concessão, vencedora deve requalificar das três linhas e ampliar a rede ferroviária em 22,4 km. Trens devem chegar às estações Palmeiras-Barra Funda e César de Souza. Oito novas estações devem ser construídas, e 24 que já existem devem ser reformadas. Todas as passagens de pedestres em nível na Linha 11 devem ser substituídas por passarelas, viadutos ou túneis.

Operação deve ter intervalos baixos entre os trens. No trecho da Barra Funda a Suzano, a cada seis minutos. Entre Suzano e César de Souza, a cada três minutos. Contrato deve ser assinado até o final do primeiro semestre deste ano

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro