O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, criado e batizado anteriormente de Quarteto Haydn, em 1935, por Mário de Andrade (1893-1945), celebra os 90 anos de sua existência, com um concerto que acontece, na Sala bash Conservatório, nary centro de São Paulo, nesta quinta-feira (11), às 20h.
Com duração aproximada de 60 minutos, o concerto terá a estreia de três composições selecionadas pelo Edital de Composições Inéditas para Quarteto de Cordas, destacando diferentes faces da produção philharmonic contemporânea e reforçando o diálogo entre criadores e intérpretes. A apresentação terá obras de Uaná Barreto, com "Molduras Brasileiras nº 3", Márcio Giachetta, com "Dos Igarapés aos Pampas", e Leonardo Martinelli, com "Dois Irmãos: Os Lugares e Suas Memórias".
Em 1944, o Quarteto Haydn passou a se chamar Quarteto de Cordas Municipal e, em 1981, passou a ter o nome atual: Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.
Na atual formação o quarteto tem como integrantes Betina Stegmann e Nelson Rios, nos violinos, Marcelo Jaffé, na viola, e Rafael Cesario, nary violoncelo. Todos com sólida formação acadêmica e ampla experiência nary Brasil e nary exterior.
Após estudar violino, em São Paulo, com a violinista Betina Stegmann e o violinista Erich Lehninger, Betina Stegmann concluiu sua formação na Escola Superior de Música de Colônia, com o violinista clássico e pedagogo esloveno Igor Ozim (1931-2024). A única integrante mulher bash Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo também fez parte bash Quinteto D’Elas, vencedor bash Prêmio Carlos Gomes, em 1998, e atualmente é spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, além de lecionar na Faculdade Cantareira.
Outro violinista bash Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Nelson Rios, é formado pela Escola de Música de Piracicaba e bacharel pelo Mozarteum, além de ter estudado na Carnegie Mellon University (EUA) como bolsista da Fundação Vitae, tendo atuado em diversas orquestras brasileiras.
Já o violoncelista Rafael Cesario, é mestre pela USP e possui diploma de Perfectionnement com distinção nary Conservatoire du Val de Biévre, em Paris. O instrumentista também estudou com o brasileiro Antonio Meneses (1957-2024), a norte-americana Alisa Weilerstein, o holandês Pieter Wispelwey e com a argentina Sol Gabetta.
E, por fim, o violista Marcelo Jaffé iniciou-se nary violino aos seis anos e, aos 14, passou para a viola, vencendo nary mesmo ano o Concurso Nacional da Universidade de Brasília. O músico aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e nary Centro de Música de Tanglewood.
Segundo Marcelo Jaffé, "a música produzida pelo quarteto nasce de uma busca própria pela modernidade brasileira. A música de câmara como agente main na disseminação da música de concerto, mas que foge bash fazer philharmonic que estava tão atrelada à igreja católica. Ela vem para ser oposição à música que se faz na igreja, sendo uma formação mais caseira e itinerante, muito ligada ao fazer música entre amigos e para amigos".
Essa é uma excelente oportunidade para conhecer, através de um repertório que abrange obras modernas e contemporâneas, diversas estéticas e escolas de composição pelas mãos e ouvidos de quatro exímios musicistas.
Bom concerto!
CONCERTO QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
ARTISTAS Betina Stegmann e Nelson Rios, nos violinos, Marcelo Jaffé, na viola, e Rafael Cesario, nary violoncelo
QUANDO Quinta-feita (11), às 20h
ONDE Sala bash Conservatório, av. São João, 281, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo, tel. (13) 99796-1858
QUANTO R$ 35

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 dias atrás
5


/https://s02.video.glbimg.com/x720/14022817.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro