Produtos vão ficar mais caros. A guerra comercial terá impacto nas cadeias globais de produção, com aumento de preços. "Os custos de produção de um tênis ou de um avião vão ficar maiores. E o Brasil não fica imune, porque está inserido nas cadeias comerciais e é um parceiro comercial de peso da China e dos Estados Unidos", diz Uebel.
Como fica o Brasil
Brasil já se beneficiou no passado, mas situação traz mais riscos do que oportunidades. No primeiro mandato de Trump, o Brasil se beneficiou da disputa comercial entre EUA e China e ampliou seu comércio com o país asiático, lembra Wachholz. "Mas a gente não deve celebrar uma guerra comercial pensando que vai ser beneficiado. Ela traz mais riscos do que oportunidades", diz.
Brasil pode ser prejudicado em eventual acordo entre Estados Unidos e China. As pressões entre EUA e China podem levar as duas potências a um acordo que prejudique as exportações do Brasil para a China, em especial o agronegócio, diz Wachholz. Ela lembra que um acordo como esse foi fechado entre os dois países no primeiro mandato de Trump, mas não foi cumprido.
Se a China se vir numa situação de precisar privilegiar comprar mais dos EUA, necessariamente o Brasil, como maior fornecedor da China hoje, sai perdendo.
Larissa Wachholz, sócia da consultoria de investimentos Vallya e especialista do Cebri
É importante que o Brasil busque mais acordos multilaterais. Neste cenário de instabilidade, o momento é propício para que o Brasil busque acelerar acordos comerciais com outros parceiros, para reduzir sua dependência da China e se defender de uma eventual taxação dos Estados Unidos. Dentre as oportunidades estão o avanço do acordo entre Mercosul e União Europeia e o aprofundamento da relação com os Brics (grupo de países que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), diz Uebel, da ESPM.
O Brasil tem grande chance de aumentar sua importância política e comercial. Mas tem que olhar para as questões internas também e fazer primeiro a lição de casa.
Roberto Uebel, professor de relações internacionais da ESPM

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
38





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro