6 meses atrás 15

Guilherme Cintra: 'Não precisamos do nosso cérebro trabalhando para tudo'

A gente precisa ser capaz de raciocinar para não terceirizar completamente o conhecimento
Guilherme Cintra

Ainda que nossa visão de conhecimento seja enciclopédica, e que não seja necessário manter o cérebro trabalhando em máxima potência sempre, Guilherme acredita que é necessário entender e escolher o quê queremos abrir mão nessa jornada.

Rápido é diferente de bom. (...) Perder algo não necessariamente é ruim, se o que estou perdendo não tem valor nenhum. O problema é que quando eu perco o processo de raciocínio
Guilherme Cintra

Estudos recentes observam a eficácia na aquisição de conhecimento usando inteligência artificial. Um deles, realizado pela Microsoft em parceria com a Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh (EUA), mostrou que a dependência da IA para a execução de tarefas pode "atrofiar" o cérebro e deteriorar faculdades cognitivas.

Uma das ironias da automação é que, ao fazê-la em tarefas rotineiras e deixar a resolução para o usuário humano, você priva o usuário das oportunidades cotidianas de praticar seu julgamento e fortalecer sua musculatura cognitiva. Isso te deixa atrofiado e despreparado para quando as exceções de fato surgem
Pesquisadores da Carnegie Mellon University

Cintra destaca que, além das perdas cognitivas, é preciso estar atento às habilidades relacionais, algo que também não deve ser terceirizado para a IA.

Continua após a publicidade

'IA reforça os vieses que já existem na internet'

Não é novidade que as inteligências artificiais possuem vieses, mas é injusto atribuir às ferramentas de IA a inauguração desse fenômeno. Para Guilherme Cintra, a IA apenas dá continuidade e reforça algo que já existia na internet.

Se você tem muito menos representatividade de determinados elementos culturais e sociais nas bases que treinam a inteligência artificial, você pode ter vieses embutidos e estereótipos reforçados dentro do próprio elemento cultural
Guilherme Cintra

'Na China, IA na educação não é novidade'

Continua após a publicidade

A meta da China é se tornar líder global em Inteligência Artificial até 2030. Para alcançar esse objetivo, o país liderado por Xi Jinping traçou um plano ambicioso que está sendo posto em prática desde 2017. As ações incluem tornar obrigatório o ensino de IA na educação básica.

A partir de 1º de setembro de 2025 - quando se inicia um novo período letivo no país -, estudantes de 6 a 15 anos terão pelo menos oito horas de aulas sobre IA por ano. Começando com uma proposta mais lúdica, à medida que os alunos avançam nas séries, os conteúdos se tornam mais complexos, envolvendo aprendizado de máquinas, robótica e questões éticas e sociais.

Essas discussões estão à luz de uma disputa geopolítica em torno da IA, mostrando que a educação é importante para esses países como parte de uma estratégia.
Guilherme Cintra

'Não faz sentido a tecnologia estar fora da escola'

A lei 15.100, promulgada em janeiro deste ano, restringiu a presença de dispositivos eletrônicos no ambiente escolar. Nas salas de aula, os celulares só poderão ser utilizados durante atividades pedagógicas. Guilherme Cintra, diretor de Tecnologia e Inovação na Fundação Lemann, avalia, contudo, que essa restrição deve vir acompanhada de uma reflexão maior sobre o uso da tecnologia na escola.

Continua após a publicidade

Eu sou a favor da proibição [do uso de smartphones] sem fins pedagógicos
Guilherme Cintra

Cintra faz distinções entre os desafios encontrados no uso de hardware - como o smartphone - e software - no caso, a Inteligência Artificial.

Não faz sentido a tecnologia estar fora da escola, pois ela está presente no dia a dia. Ninguém vive num mundo sem tecnologia
Guilherme Cintra

DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.

Continua após a publicidade
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro