9 meses atrás 13

Heathrow: imagens de radar mostram caos nos voos após fechamento do aeroporto

Imagens compartilhada pelo site Flightradar24, plataforma que faz o rastreio de voos online, mostra o caos na malha aérea por conta do fechamento do aeroporto de Heathrow, em Londres, o 4º maior do mundo, que ocorreu na noite de quinta-feira (20), no horário no Brasil. O problema foi causado por um incêndio em uma estação de energia. Todos os voos foram cancelados, gerando transtornos para companhias aéreas mundialmente. As imagens de rastreio apresentam muitas aeronaves dando meia-volta ao receberem a informação de que o Heathrow estava fechado. Além disso, nesta manhã, o mapa da malha aérea da região aparece praticamente vazio, algo atípico para um local que recebe mais de mil voos por dia. A seguir, confira mais detalhes do caso.

 Flightradar24/Divulgação Fechamento do aeroporto de Heathrow, e Londres, Inglaterra — Foto: Flightradar24/Divulgação

O timelapse do Flightradar24 mostra o tráfego aéreo entre 1h50 e 3h50 no horário local, três horas a mais em comparação com o horário de Brasília. As imagens começam com um fluxo normal de voos, mas pouco depois é possível ver uma pausa no movimento, com algumas aeronaves retornando para o local de decolagem. Diversos voos foram deslocados para outros aeroportos dentro e fora da Inglaterra.

Por volta de 4h, as imagens do radar apresentam que praticamente não havia aviões a região onde fica o aeroporto. Esse retrato é bastante atípico, já que o local atende mais de 230 destinos em 90 países e chega a receber mais de 100 mil passageiros por dia.

 Divulgação/Flightradar24 Imagem de radar mostra aeroporto de Heathrow fechado, sem aeronaves circulando — Foto: Divulgação/Flightradar24

O Heathrow tem diversas fontes de energia e geradores que são acionados em caso de alguma interrupção. Gestores do aeroporto afirmam que o sistema funcionou conforme o esperado, mas não foi projetado para permitir a operação completa de chegas e partidas.

Autoridades locais ainda investigam o que pode ter causado o incêndio. Há expectativa de que a energia seja retomada ainda nesta sexta-feira, mas os responsáveis pelo aeroporto já reforçaram que é difícil cravar uma previsão e reforçaram que ninguém deve viajar para o local em nenhuma circunstância até que ele reabra.

Veja também: Apagão cibernético: vídeo mostra caos nos voos durante erro; veja

 vídeo mostra caos nos Estados Unidos durante erro; veja

Apagão cibernético: vídeo mostra caos nos Estados Unidos durante erro; veja

Mais recente Próxima Coisas para fazer no tédio: 10 sites com passatempos gratuitos e divertidos
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro