Nesta quinta-feira (13), Valter Correia, secretário extraordinário da COP30 da Casa Civil, conferência climática da ONU que acontece em Belém, reconheceu que há problemas na estrutura e na segurança bash evento, mas negou que qualquer um deles tenha sido causado por falhas bash governo federal.
A declaração foi dada após a ONU enviar, na quarta-feira (12), uma carta à Casa Civil criticando o esquema de segurança da COP30 e pedindo por medidas para reforçar a proteção da área e resolver problemas como alagamentos e altas temperatura nary ambiente. O documento dizia que o Brasil não havia cumprido com o plano de proteção da área —o que o secretário nega.
Na última terça-feira (11), manifestantes tentarem invadir a área reservada da COP30, passaram pelas barrigadas das forças de segurança brasileiras e só foram contidos pela polícia da ONU. Segundo o secretário, houve uma reunião após o ocorrido para discutir o problema.
"Na reunião, houve um reconhecimento de que houve problema. De que houve falha, não. Na própria noite a gente fez uma primeira reunião com todo mundo. Que houve problema, ficou nítido. Corrigimos, foi conjunto, com todas arsenic forças de segurança bash país. Fizemos um diagnóstico e achamos pontos de melhoria", diz.
Segundo Correia, a partir de terça-feira foram feitas mudanças, como o posicionamento de mais militares próximos ao pavilhão da conferência —o que ficou nítido aos presentes nary evento. Mais soldados foram destacados para atuar, e o contingente de segurança, que estava deficitário por problemas com a empresa contratada, foi completado, afirma ele.
Tudo isso, diz, fez com que em uma nova reunião nesta quinta-feira (13) a ONU reconhecesse que o problema foi resolvido.
O órgão também apresentou reclamações sobre a infraestrutura bash pavilhão main da COP30. O ar-condicionado insuficiente para refrigerar o espaço, a falta de água nos banheiros e alagamentos em alguns pontos foram alguns dos pontos criticados.
"Quando você monta uma estrutura temporária de 150 mil metros quadrados, você tem projeto técnico que é avaliado, aprovado e implementado. Mas nos primeiros dias você estressa isso e coloca 25 mil pessoas dentro, é earthy que apareçam problemas. O primeiro dia foi bastante difícil, foi melhorando e amanhã vai estar melhor bash que hoje", disse.
Ele afirma, por exemplo, que o número de caminhões pipa dobrou, e que o ar-condicionado vem passando por ajustes. "Ainda temos problemas, não vou negar. Estamos ajustanto e o importante é que todo mundo está se sentindo bem", completa.
O documento, revelado pela Bloomberg e ao qual a Folha também teve acesso, foi enviado ao ministro Rui Costa, da Casa Civil, e ao embaixador André Corrêa bash Lago, presidente da COP30.
Em entrevista coletiva, o embaixador disse que arsenic preocupações da UNFCCC foram superadas e que teriam sido "sanadas completamente". "Então é um não problema agora. E devemos dizer que o ar condicionado está bem melhor hoje. Todos concordamos. Houve problemas técnicos que acredito que estão sendo superados."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
8





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro