5 horas atrás 5

IA precisa ser para crianças o sonho que internet já foi, diz especialista

Isabella destaca que, sem formação digital ou a mediação adequada de adultos, as crianças ficam expostas a riscos como manipulação emocional. Para ela, o objetivo não é afastar os mais novos da tecnologia, mas garantir que internet e IA sejam espaços saudáveis e criativos para o desenvolvimento infantil.

A [pesquisa] TIC [Kids] traz o dado de que já existe um percentual de crianças que usa a inteligência artificial generativa como terapia, como amigo, amiga. A gente não sabe qual é a profundidade dessa relação e como as crianças estão visualizando esses robôs. Aí a gente tem essa questão da interação humana que é super importante.
Isabella Henriques

Para a diretora do Instituto Alana, que trabalha na promoção de políticas públicas em prol da infância há 20 anos, o contato sem reflexão pode gerar danos. "O uso acrítico dessas tecnologias pode ter um impacto totalmente contrário àquilo que poderia acontecer de positivo e, na verdade, gerar danos e fazer com que a gente tenha prejuízos graves", alerta.

Isabella lembra que a Constituição Federal atribui a responsabilidade pelos cuidados com as crianças às empresas, ao poder público, à família e à sociedade. E essa premissa compartilhada vale também para o ambiente digital.

Não é alijar as crianças das inovações tecnológicas ou impedi-las que utilizem a internet, a inteligência artificial. Muito pelo contrário, a gente quer que elas estejam dentro da internet, que elas possam usufruir aquele sonho coletivo em relação à internet: que a inteligência artificial também possa ser bacana, um campo bacana para as crianças estarem e que isso promova o desenvolvimento integral delas.
Isabella Henriques

Ela defende que a inovação precisa responder a necessidades reais, garantindo direitos e protegendo especialmente as crianças. Ao comentar um hackaton que o Instituto Alana promoveu em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), Isabella traça qual seria o caminho das pedras para fazer a vida das crianças mais confortável e segura na internet:

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro