8 horas atrás 5

Imigrantes de alta qualificação viram alvo da geração Z de direita nos EUA

Criado na década de 1990 pelo então presidente George H. W. Bush, o programa tinha por objetivo estimular a imigração de trabalhadores "excepcionalmente talentosos" para suprir as demandas econômicas do país.

Na cabeça dos influencers (e do público), no entanto, tudo não passaria de um golpe promovido por uma elite de políticos e empresários do Vale do Silício contra os jovens norte-americanos que até se formam nas faculdades, mas não conseguem bons empregos nas principais corporações do país, como Amazon, Google e Meta.

Onda de patriotismo foi impulsionada por declaração de Trump à Fox News

Segundo a reportagem do The New York Times, o repúdio ao H-1B vem se transformando em uma espécie de teste de fidelidade à agenda do "America First" (América em primeiro lugar), amplamente explorada por Trump para voltar à Casa Branca.

O curioso é que essa nova onda nacionalista, pintada com verniz de xenofobia, foi impulsionada por uma declaração do próprio presidente dos Estados Unidos, em novembro.

Questionado sobre o assunto durante entrevista à Fox News, canal de televisão que é referência entre o eleitorado conservador, Trump respondeu: "Precisamos atrair talentos. Não dá para pegar as pessoas que estão nas filas de desemprego e dizer: 'Vá construir mísseis'".

Continua após a publicidade

De acordo com dados oficiais do Departamento de Imigração dos Estados Unidos, três a cada quatro vistos H-1B são concedidos para cidadãos da Índia, recrutados sobretudo pela indústria de tecnologia.

Governo dos EUA cria taxa de US$ 100 mil para contratação de novos estrangeiros

Em setembro, o governo norte-americano anunciou uma taxa de US$ 100 mil ao ano para a contratação de novos trabalhadores estrangeiros. Em seguida, recuou e afirmou que o valor seria cobrado apenas uma vez.

Na semana passada, um porta-voz da Casa Branca afirmou que a taxa seria "um primeiro passo significativo para garantir que os trabalhadores americanos não sejam mais substituídos por mão de obra estrangeira com salários mais baixos".

Também em entrevista à Fox News em novembro, Nalin Haley — um influencer de 25 anos com carreira no mercado financeiro — afirmou que a administração Trump deveria banir não só o programa H-1B, mas toda e qualquer imigração legal nos Estados Unidos.

"Precisamos punir as empresas que não priorizam os trabalhadores americanos e que priorizam os estrangeiros", disse Haley ao canal de TV. A declaração viralizou nas redes sociais por um motivo no mínimo curioso: Haley é descendente de imigrantes da Índia.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro