1 semana atrás 2

Inflação começa ano moderada; corte dos juros pode ter tamanho maior

A inflação de janeiro, medida pela variação do PCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), não trouxe surpresas e a marcha de seus componentes reforçou, para 2026, a tendência de moderação observada nos últimos meses de 2025. O índice, no primeiro mês do ano, fechou com alta de 0,2% e 4,5%, no acumulado em 12 meses, no limite superior do intervalo de tolerância do sistema de metas.

Para o IPCA cheio de janeiro, a previsão dos especialistas é de alta entre 0,3% e 0,4%, com o acumulado em 12 meses subindo pouco abaixo de 4,5%. no limite do teto do intervalo de tolerância do sistema de metas.

Projeções do economista Fábio Romão, sócio da consultoria Logos Economia, profissional com grande experiência no acompanhamento de preços, apontam redução da alta da inflação, no acumulado de 12 meses, para o entorno de 3,5%, de fevereiro a julho. De agosto até o fim do ano, a variação do IPCA deve levar a inflação a fechar 2026 no entorno de 4%, como, por sinal, sinaliza a mediana das estimativas do Boletim Focus.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro