Interruptores inteligentes foram desenvolvidos pensando, principalmente, na automatização da casa e na melhoria da iluminação, tornando-a mais prática. Eles substituem os interruptores tradicionais e podem ser operadores manualmente, por aplicativos ou até mesmo por comandos de voz, com sistemas como Alexa e Google Assistente. No entanto, assim como qualquer outro produto que envolve tecnologia, esses dispositivos carregam vantagens e desvantagens.
A automação e conveniência, economia de energia e uma maior segurança residencial estão entre os principais motivos para se adquirir um interruptor inteligente. Por outro lado, o preço elevado, a dependência do Wi-Fi e a compatibilidade com a rede elétrica podem ser considerados limitadores no que diz respeito ao uso e implantação desses dispositivos. A seguir, confira três motivos para comprar e três motivos para fugir de interruptores inteligentes.
A seguir, confira três motivos para comprar e três motivos para fugir de interruptores inteligentes — Foto: Reprodução/Freepik Interruptor inteligente: motivos para comprar
- Automação e conveniência
- Economia de energia
- Mais segurança para sua casa
1. Automação e conveniência
Interruptores inteligentes podem ser acionados por aplicativos — Foto: Divulgação/Ekaza Um dos maiores benefícios de interruptores inteligentes e, talvez a principal razão de sua existência, é a automação e conveniência que esse tipo de acionador proporciona. Enquanto interruptores convencionais dependem quase que exclusivamente do acionamento manual, modelos inteligentes podem ser acionados remotamente tanto via aplicativo, quanto por comandos de voz.
Além disso, a maioria dos modelos de interruptores inteligentes são compatíveis com hubs, como a Alexa. Dessa forma, eles podem ser integrados em rotinas de automação junto a outros dispositivos inteligentes. Por exemplo, com um "Alexa, boa noite", o interruptor pode ser desligado juntamente com outros dispositivos da casa ou diminuir sua intensidade de maneira gradual antes de desligar completamente.
Interruptores inteligentes também podem ser adicionados em aplicativos que calculam o consumo de energia em tempo real — Foto: Reprodução/Freepik Outra grande vantagem de comprar um interruptor inteligente está na economia de energia que esse tipo de equipamento possibilita. A automação, característica de modelos inteligentes, não proporciona somente um uso conveniente em termos de acionamento, mas também ajuda usuários a terem um consumo de energia mais controlado, com funcionamento por períodos determinados com base na real necessidade de uma lâmpada estar acesa ou não. Ao passo que, com modelos convencionais, é muito comum que lâmpadas fiquem acesas desnecessariamente causando desperdício de energia elétrica.
Interruptores inteligentes também podem ser adicionados em aplicativos que calculam o consumo de energia em tempo real. Aplicativos próprios de marcas como Tuya Smart, permitem acompanhar o consumo de energia em modelos compatíveis, fornecendo dados em tempo real e relatórios históricos. Assim, o consumidor pode ter dados precisos sobre o funcionamento do interruptor, permitindo criar estratégias para otimizar o consumo de energia de maneira ainda mais conveniente.
3. Mais segurança para sua casa
Interruptores inteligentes podem simular presenças em casa com luzes programadas — Foto: Divulgação/Wickes Uma maior segurança residencial é mais um benefício relacionado à adoção de interruptores inteligentes. Isso porque eles proporcionam a possibilidade de simular presença quando a casa está vazia, programando luzes para acender e desligar automaticamente em horários aleatórios, desencorajando invasões. Além disso, eles podem ser acionados de maneira remota por meio de aplicativos, assim, é possível ligar as luzes sempre que perceber qualquer movimento suspeito.
Sem contar que os interruptores inteligentes podem ter o seu funcionamento integrado a sensores de movimentos, fazendo com que as luzes sejam ativadas automaticamente ao detectar presença de qualquer um que se aproxime da área externa da residência. Ao iluminar essas áreas estratégicas, esses dispositivos ajudam a reforçar a segurança do local.
Interruptor inteligente: motivos para não comprar
- Preço elevado
- Dependência do Wi-Fi
- Compatibilidade com a rede elétrica
O preço relativamente elevado de interruptores inteligentes pode vir a ser um limitador para alguns consumidores. Enquanto alguns modelos smart podem demandar investimentos próximos a R$ 100, dispositivos convencionais muitas vezes são vendidos por valores abaixo de R$ 5. A diferença de investimento é ainda mais significativa quando se planeja trocar todos os interruptores da casa por versões inteligentes.
Além do custo do produto em si, em alguns casos, pode ser necessário investir em um hub adicional para compatibilidade com determinados sistemas, aumentando ainda mais o valor total. Outro custo adicional que precisa ser levado em conta pode ser uma instalação profissional, especialmente para quem não tem experiência com eletricidade.
Interruptores inteligentes são completamente dependentes de Wi-Fi — Foto: Divulgação/Intelbras Assim como a maioria dos dispositivos smart, interruptores inteligentes só alcançam todo o seu potencial de uso conectado à rede Wi-Fi. Isso pode ser inconveniente em cenários em que há alguma falha na prestação de serviço de internet. Como esses dispositivos precisam de uma conexão constante para serem controlados remotamente ou ativar automação programada, qualquer falha na rede pode comprometer esses aspectos da sua funcionalidade.
Em alguns casos, as mesmas ações simples, como acender ou apagar as luzes pelo aplicativo ou assistente de voz, podem não funcionar corretamente. Isso obriga o usuário a operar o interruptor manualmente como faria com um interruptor convencional que, como vimos, é muito mais barato que um smart.
3. Compatibilidade com a rede elétrica
A incompatibilidade com a rede elétrica da sua casa pode ser um ponto negativo ao usar interruptores inteligentes — Foto: Divulgação/Intelbras A compatibilidade com a rede elétrica pode ser uma barreira ao instalar interruptores inteligentes, especialmente quando se está substituindo um modelo convencional pela primeira vez. Modelos smart precisam da presença de um fio neutro dentro da caixa, algo que nem todas as instalações elétricas possuem, principalmente em construções mais antigas. Sem esse fio, o interruptor pode não funcionar corretamente, piscando as lâmpadas ou até não ligando.
Caso a caixa de instalação não possua um fio neutro, é necessário verificar se há um conduite (duto) ligando a caixa do interruptor ao quadro ou a uma caixa de passagem onde um fio neutro pode ser puxado. Por ser um processo que pode ser complexo e perigoso para grande parte das pessoas, é recomendado que isso seja feito por um profissional, o que pode encarecer ainda mais os custos que envolvem a modernização do interruptor.
🎥 6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!
6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
13
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/5/T/fB2u9TRA2hRbTJiLxaCA/techtudo-31-m.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/a/r/i9rIUNQ8W19cE1u2mwag/luanalopeslara.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/x/5/V1wkC9SU2TVXBgI64OAQ/alexa-natal.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/R/A/0NA9CZRIeBiKePtSzwpQ/copia-de-x-1-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro