1 hora atrás 1

Investimentos e controle da inflação: tarifa de Trump pode ajudar o Brasil

Mais de mil categorias de produtos permaneciam sob o regime de 50% de sobretaxas. Os principais setores ainda afetados eram: indústria de calçados, máquinas e equipamentos, têxtil e vestuário, e móveis e artefatos de madeira. A mudança poderia ser benéfica, caso a nova taxa anunciada ontem se some a uma tarifa anterior mais baixa do que os 50% impostos por Trump para esses mercados — por exemplo: se um produto tivesse uma sobretaxa final de 35% (a nova cobrança de 15% somada a um percentual anterior de 20%).

Sem espaço para negociar

O professor da Faap não vê margem para barganhar com os EUA por isenção ou cobranças mais baixas. "Trump ainda acredita substantivamente que as tarifas são uma forma de melhorar a arrecadação dos Estados Unidos", diz. "Ele vai insistir nessa tarifa básica, se é que não vai encontrar um meio de aumentar para alguns bens específicos, como ocorre com aço, alumínio e o cobre."

Vieira destaca que a criação de tarifas é um instrumento legítimo de política comercial. Qualquer país que se veja ameaçado pode, mesmo pelas regras da OMC (Organização Mundial do Comércio), "aplicar salvaguardas temporariamente", explica o professor.

O que Trump fez e não está alinhado nem com a legislação americana sobre política comercial, tampouco respeita a OMC, é criar tarifas diferenciadas no mesmo produto para parceiros diferentes. Se eles impõem uma tarifa de 10% para China sobre carros, têm de impor o mesmo para os países europeus.
Vinicius Vieira, professor de Relações Internacionais da Faap

Lula se reunirá com Trump em março. Na opinião do consultor em comércio internacional Welber Barral, o encontro será importante para discutir esse e outros temas. Ele cita a situação de produtos como o aço e alumínio, que ainda estão sujeitos a altas tarifas. O especialista afirma que uma nova judicialização das tarifas recém-anunciadas por Trump poderia ocorrer nos EUA, mas começaria na primeira instância até chegar à Suprema Corte.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro