10 meses atrás 24

Itaú e Santander com lucro recorde: o que explica resultado positivo?

O resultado do Itaú, por exemplo, tem a ver com a eficiência da administração. Eles têm uma administração muito enxuta, muito eficiente... eles estão fazendo também a migração para os serviços digitais. Você vê que os clientes estão usando mais os canais digitais. O Itaú está investindo mais em tecnologia, tem um superaplicativo, que vai integrando todos os serviços do banco num mesmo lugar. Então, [a explicação para esse resultado] são os juros muito altos (um bom ponto de partida para um banco no Brasil) e a gestão de cada instituição. Denyse Godoy, editora-chefe de economia do UOL

Economista: 'Falta concorrência no Brasil'

No UOL News, o economista Teco Medina disse que a falta de concorrência entre os bancos, no Brasil, ajuda a explicar os bons resultados apresentados pelo Itaú Unibanco e o Santander Brasil.

São empresas bem administradas, bem geridas, são empresas que têm tecnologia, mas é quase um mini oligopólio ali. Você imagina que tem 200 milhões de brasileiros para cinco bancos. Então, sim, acho que uma das razões que explicam esses lucros muito fortes dos bancos é a falta de concorrência. A gente tem muito pouco banco para a quantidade de brasileiro que utilizam o tempo todo. O desenho do sistema bancário brasileiro é altamente concentrador. Teco Medina, economista

Em 2020, os cinco maiores bancos do Brasil concentraram mais de 80% dos empréstimos em 2020 em todo o país, segundo Relatório de Economia Bancária divulgado pelo BC (Banco Central). De cada R$ 10 emprestados, R$ 8,18 eram financiados pela Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal.

O setor, no entanto, tem visto o surgimento das chamadas fintechs —empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros por meio do uso intenso de tecnologia—, como o Nubank, Inter e Pagbank, entre outros.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro