Jane Austen inspirou filmes clássicos, que se tornaram queridinhos dos fãs de romance. Publicados no século XIX, as livros da escritora são ovacionadas até os dias atuais, gerando adaptações para filmes e séries, inclusive servindo como base para produções famosas que muitos nem imaginam. Das mais evidentes como Orgulho & Preconceito (2005) e Emma (2020) até as não tão óbvias, como O Diário de Bridget Jones (2001) e As Patricinhas de Beverly Hills (1999), as obras podem ser facilmente assistidas em streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Telecine e Disney+.
Para quem é fã da autora e quer conhecer mais produções que receberam influências de suas obras, o TechTudo preparou uma lista com 12 filmes baseados em livros de Jane Austen que são imperdíveis. A seguir, veja títulos, enredo, elenco e repercussão de cada um.
As Patricinhas de Beverly Hills é uma versão moderna do romance Emma — Foto: Divulgação/IMDb Na lista do TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes baseados em romances da Jane Austen:
1. Orgulho & Preconceito (2005)
No século XVIII, as irmãs Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty Bennet foram criadas por uma mãe que tinha como maior objetivo conseguir um grande casamento para suas filhas. Mas Elizabeth, diferente das outras, pensa em mais do que um marido. Quando um solteiro rico se muda para a mansão vizinha, Jane parece que conseguirá o tão sonhado casamento. Por outro lado, Elizabeth conhece o esnobe e belo Sr. Darcy, que apesar das discussões constantes entre os dois, logo o ódio vira amor.
Uma das adaptações da obra de maior sucesso de Jane Austen, Orgulho & Preconceito, foi dirigido por Joe Wright (Anna Karenina) e eternizou Keira Knightley (Piratas do Caribe) e Matthew Macfadyen (Succession) como Elizabeth e Sr. Darcy. Além dos dois, o elenco tem nomes como Carey Mulligan (O Grande Gatsby), Rosamund Pike (Garota Exemplar) e Jena Malone (Jogos Vorazes). No IMDb, a produção tem nota 7.8 e no Rotten Tomatoes recebeu 87% de aprovação da crítica. Está disponível no Telecine.
Keira Knightley e Matthew Macfadyen eternizaram Elizabeth Bennet e Sr. Darcy nas telinhas — Foto: Divulgação/Universal Studios Emma Woodhouse é uma garota rica e muito inteligente, mas que não tem qualquer intenção de casar, já que quer ficar para sempre com seu pai. Apesar disso, nada a impede de se meter na vida amorosa das pessoas ao seu redor e tentar juntar casais que considere apropriados. Só há um problema nisso: Emma acaba causando diversas confusões.
Dirigido por Autumn De Wilde, o longa é adaptação do romance homônimo da autora britânica. Com Anya Taylor-Joy (Furiosa) como Emma, a produção também traz grandes nomes como Mia Goth (Pearl), Johnny Flynn (Stardust), Connor Swindells (Sex Education) e Callum Turner (Mestres do Ar). O filme tem nota 6.7 no IMDb e 86% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Pode ser alugado no Amazon Prime Video.
Anya Taylor-Joy vive Emma na adaptação de 2020 — Foto: Divulgação/Universal Pictures 3. Razão & Sensibilidade (1995)
Viúva, a Sra. Dashwood se vê desamparada, já que toda a herança foi para o filho do primeiro casamento de seu marido, deixando ela e suas três filhas sem qualquer ajuda. É então que a família precisa se mudar para uma nova casa e as meninas mais velhas, Elinor e Marianne, uma mais prática e a outra mais sensível, encontram a felicidade cada uma à sua maneira.
O filme é adaptação da obra Razão & Sensibilidade, publicada em 1811. Dirigido por Ang Lee (As Aventuras de Pi), o longa tem no elenco nomes como Kate Winslet (Titanic), Emma Thompson (Cruella), Alan Rickman (Harry Potter) e Hugh Grant (Herege). Disponível na Max (antiga HBO Max) a produção recebeu 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 7.7 no IMDb.
Razão e Senbilidade acompanha as irmãs Elinor (Emma Thompson) e Marianne (Kate Winslet) — Foto: Reprodução/Screen Rant 4. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Cher é uma adolescente rica e muito popular, que gosta de passar seu tempo gastando dinheiro. Quando ela recebe uma nota abaixo do esperado, a garota decide bancar a cupido com dois professores e fica feliz quando seu plano da certo. Pensando em fazer outra boa ação, ela decide transformar Tai, uma nova menina da escola. Paralelo a isso, Cher começa a passar mais tempo com Josh, o enteado de seu pai, que acha ela apenas uma garota fútil.
Uma versão moderna de Emma, As Patricinhas de Beverly Hills se tornou um ícone da década de 1990, sendo referenciado em diversas produções da cultura pop. O filme é dirigido por Amy Heckerling (Nunca é Tarde Para Amar) e protagonizado por Alicia Silverstone (Camaleões), além de trazer no elenco outros nomes como Paul Rudd (Homem-Formiga), Brittany Murphy (Grande Menina, Pequena Mulher) e Breckin Meyer (A Imensidão da Vida). No IMDb, o longa tem nota 6.9, enquanto no Rotten Tomatoes garantiu 81% de aprovação da crítica. Pode ser assistido no Telecine.
As Patricinhas de Beverly Hills é um filme teen clássico dos anos 1990 — Foto: Divulgação/IMDb 5. O Diário de Bridget Jones (2001)
Entre suas resoluções de ano novo, Bridget Jones, uma mulher de 30 anos, se vê dividida entre dois homens muito diferentes. Tendo um diário, ela passa a escrever sobre diversas situações do seu dia a dia, desabafando sobre questões como trabalho, vida amorosa, frustrações e muito mais. O longa ainda teve quatro sequências.
O Diário de Bridget Jones é uma versão moderna de Orgulho & Preconceito. O filme tem nomes conhecidos no elenco Renée Zellweger (Chicago), que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo seu papel, Colin Firth (Simplesmente Amor), Hugh Grant (Herege) e Gemma Jones (Pequenas Cartas Obscenas), e conta com direção de Sharon Maguire (Incendiário). Disponível no Amazon Prime Video, a produção recebeu 79% de aprovação da crítica e nota 6.8 no IMDb.
O Diário de Bridget Jones é uma comédia romântica queridinha dos fãs de romance — Foto: Divulgação/IMDb 6. Fire Island: Orgulho e Sedução (2022)
Com referências a Orgulho & Preconceito, a trama gira em torno de dois amigos que embarcam em uma viagem de verão, com destino a um lugar em Long Island, Nova York, conhecido por ser muito frequentado por homens gays. Mas, uma mudança de eventos, pode colocar a viagem dos amigos em risco.
Disponível no Disney+, Fire Island: Orgulho e Sedução é uma adaptação pouco convencional do clássico de Jane Austen. O filme tem direção de Andrew Ahn (The Wedding Banquet) e traz no elenco Zane Phillips (Hierarquia), Joel Kim Booster (Loot), Conrad Ricamora (How to Get Away with Murder), Bowen Yang (Wicked) e mais. No IMDb, conta com nota 6.7 e 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Fire Island: Orgulho e Sedução é uma adaptação peculiar do romance de Jane Austen — Foto: Reprodução/IMDb A bela Lady Susan Vernon, viúva há poucos meses, vira alvo de fofocas por conta de seus casos amorosos. Para fugir dos olhares curiosos, ela decide se refugiar na fazenda da família de seu falecido marido. Ao chegar lá, ela decide arranjar um novo casamento e um pretendente para sua filha.
Amor & Amizade é baseado na novela Lady Susan. Com direção de Whit Stillman (The Cosmopolitans), o longa traz no elenco Kate Beckinsale (Canário Negro) como Lady Susan e Morfdydd Clark (O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder) como Frederica, além de nomes como Xavier Samuel (Blonde) e Tom Bennett (Mascots). O filme recebeu 96% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 6.4 no IMDb.
Amor & Amizade é uma adaptação da novela Lady Susan — Foto: Reprodução/IMDb 8. Sem Prada Nem Nada (2011)
Nora e Mary Rodriguez são duas jovens ricas e acostumadas com muito luxo. Mas, após a morte do pai, as irmãs têm suas vidas viradas de cabeça para baixo ao descobrirem que o homem estava falido. Elas então são obrigadas a se mudar para a casa de uma tia, onde terão que se adaptar a uma nova vida.
O filme é uma versão moderna de Razão & Sensibilidade. As irmãs Rodriguez são interpretadas por Camilla Belle (Heróis) e Alexa Vega (Pequenos Espiões) e o longa também tem no elenco atores como Wilmer Valderrama (De Volta aos Anos 70) e Nicholas D'Agosto (Pelas Garotas e Pela Glória). Dirigido por Angel Gracia (How the Gringo Stole Christmas), Sem Prada Sem Nada tem nota 5.5 no IMDb e apenas 24% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Está disponível na Netflix.
Sem Prada Nem Nada — Foto: Reprodução/Plugged In Jane Hayes é uma mulher com mais de 30 anos de idade que não consegue encontrar um namorado. Isso porque, para ela, nenhum homem está à altura do seu grande amor: o personagem Sr. Darcy, do romance Orgulho & Preconceito. Um dia, ela decide ir para o Reino Unido, onde existe um resort criado para os fãs das histórias de Jane Austen.
Austenlândia não é uma adaptação direta de um livro de Jane Austen, já que a história é da escritora Shannon Hale, mas traz diversas referências às obras de Austen. A direção do longa é de Jerusha Hess (Napoleon Dynamite) e tem elenco composto por nomes como Keri Russell (A Diplomata), JJ Feild (Se Joga, Charlie), Jennifer Coolidge (The White Lotus) e Bret McKenzie (Two Little Boys). Disponível na Netflix, a produção tem 32% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 6.3 no IMDb.
Austenlândia é perfeito para quem quer mergulhar no mundo dos livros de Jane Austen — Foto: Reprodução/Google Play Anne Elliot é filha de uma família esnobe, que está prestes a falir. Ela é uma mulher solteira e sente que não consegue se adaptar ao seu tempo, até que ela se reencontra com uma antiga paixão e se vê dividida entre seguir em frente ou ouvir seu coração e dar uma nova chance ao amor, já que ela foi persuadida anos antes a encerrar o seu noivado.
Disponível na Netflix e com direção de Carrie Cracknell, conhecida pelo seu trabalho como diretora do Gate Theatre, em Londres. O filme tem nomes de peso no elenco, como Dakota Johnson (Madame Teia), Suki Waterhouse (Daisy Jones & The Six), Henry Golding (Podres de Rico) e Cosmo Jarvis (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão). Persuasão recebeu 30% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 5.8 no IMDb.
Dakota Johnson é Anne Elliot em nova adaptação de Persuasão — Foto: Divulgação/Netflix 11. Orgulho, Preconceito e Zumbis (2016)
Baseado na obra de Seth Grahame-Smith, Orgulho, Preconceito e Zumbis é a história de Sr. Darcy e Elizabeth imaginada de outra forma: o casal precisa lutar contra uma praga misteriosa que traz os mortos de volta, apenas para aterrorizar os vivos. Na obra, Elizabeth Bennet é uma mestre de artes marciais e se une ao Sr. Darcy para combater os mortos-vivos e tentar salvar a Inglaterra.
Dirigido por Burr Steers (17 Outra Vez), o filme tem no elenco nomes como Lily James (Cinderela), Sam Riley (Malévola), Lena Headey (Game of Thrones) e Matt Smith (A Casa do Dragão). No IMDb, o filme recebeu nota 5,8, enquanto garantiu 47% de aprovação no Rotten Tomatoes. O longa está disponível no Amazon Prime Video.
Orgulho, Preconceito e Zumbis é uma versão sangrenta do clássico de Jane Austen — Foto: Divulgação/IMDb 12. Palácio das Ilusões (1999)
A jovem Fanny vai viver com seus tios em Mansfield Park. Muito inteligente e estudiosa, ela se aproxima de Edmund, filho mais novo da família, e o único a tratá-la bem. Conforme o tempo passa e Fanny cresce, ela se torna uma linda mulher, o que chama a atenção de Henry Crawford, um homem rico que acaba de se mudar para a vizinhança. Ao notar isso, os tios da jovem organizam um encontro entre os dois, mas Fanny não demonstra o menor interesse pelo ricaço.
Dirigido por Patricia Rozema (No Escuro da Floresta), Palácio das Ilusões é baseado no romance Mansfield Park, publicado em 1814. O elenco tem nomes como Frances O'Connor (Emily), Jonny Lee Miller (Elementary), Alessandro Nivola (O Brutalista) e Lindsay Duncan (Doctor Who). O filme tem nota 7 no IMDb e 78% de avaliação da crítica no IMDb. Não está disponível em streaming.
Palácio das Ilusões é uma adaptação do aclamado Mansfield Park, de 1814 — Foto: Reprodução/IMDb Com informações de Netflix, Amazon Prime Video, Max (HBO Max), Telecine, IMDb, Rotten Tomatoes e Collider.
🎥Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
7

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/k/DaFBJZQuA6qa7A78gfAQ/imagem-2025-12-19-152415090.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/K/r02FsiQaAsylp5QvqpKg/larry-ellison.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro