10 meses atrás 78

Janus-Pro: conheça IA da DeepSeek para gerar imagens

A startup chinesa DeepSeek lançou recentemente o modelo de inteligência artificial, projetada para compreender e gerar imagens de alta qualidade. Esta função logo chamou a atenção dos usuários graças às possíveis aplicações e às possibilidades proporcionadas pela ferramenta. Profissionais de design, por exemplo, poderão aplicar o software na criação de logotipos e peças publicitárias. Já os de fotografia, poderão optar pela IA na edição de fotos.

A Janus-Pro chama atenção pela capacidade da nova IA de gerar textos e imagens em uma qualidade igual ou superior a outros modelos do cenário. A ferramenta também seria uma alternativa mais barata e acessível e proporcionar um aumento ainda mais acentuado na corrida das empresas no nicho da inteligência artificial. A seguir, confira mais informações sobre o Janus-Pro.

 conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

Janus-Pro é um modelo de inteligência artificial multimodal desenvolvido pela DeepSeek. A tecnologia se propõe a superar softwares consolidados de IA generativa, como DALL-E e Stable Diffusion, graças à habilidade de criar imagens e textos simultaneamente. O sistema também se destaca por interpretar e descrever imagens, além de gerar representações visuais com base em comandos fornecidos pelos usuários.

 Divulgação/DeepSeek Janus-Pro é a aposta da DeepSeek no cenário das IAs generativas — Foto: Divulgação/DeepSeek

O software pode ser uma ferramenta valiosa para designers, fotógrafos ou outros profissionais que trabalham com manipulação de imagens. A capacidade de geração por meio de comandos textuais simples, além de otimizar e organizar a visualização de conteúdos visuais, tornam a IA uma das principais alternativas para estes profissionais, que poderão realizar tarefas como criar ilustrações e mockups, editar fotografias e até mesmo montar campanhas publicitárias inteiras.

Como funciona o Janus-Pro?

A inteligência artificial Janus-Pro combina o processamento simultâneo de textos e imagens, conseguindo interpretar entradas de ambos os tipos. No trabalho com as representações visuais, o Janus-Pro utiliza um modelo nomeado de “SigLIP-L”, responsável por receber as imagens e as interpretar, além de transformar a informação em dados que podem ser combinados com as entradas textuais. O modelo consegue identificar padrões como objetos, pessoas, cores e formatos.

 Divulgação/Janus-Pro O Janus-Pro promete ser uma IA generativa de imagens superior a outras presentes no mercado — Foto: Divulgação/Janus-Pro

Uma das grandes inovações do Janus-Pro está no desacoplamento de canais. Esta novidade permite que a inteligência artificial separe a compreensão dos recursos visuais da geração das imagens. Desta forma, o software melhora o desempenho do sistema, evita conflitos durante o processo e aumenta sua capacidade generativa.

Janus-Pro vs. DALL-E 3: qual é a diferença?

A principal diferença entre o Janus-Pro e o DALL-E está na capacidade de desacoplamento presente na arquitetura da IA da DeepSeek. Enquanto o DALL-E funciona tradicionalmente, sem separação das funções e com foco nas imagens, o Janus-Pro apresenta funções desconexas entre si, promovendo maior eficiência computacional e garantindo uma flexibilidade multitarefa que não está presente no modelo rival.

 Reprodução/Gabriel Pereira/Canva Janus-Pro, da DeepSeek, pode vir a se tornar um dos maiores rivais do DALL-E, da OpenAI — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira/Canva

Essa diferença no modo de funcionamento é refletida diretamente no trabalho com as imagens. Apesar de ambas as ferramentas gerarem imagens de alta qualidade, o Janus-Pro se destaca na compreensão de elementos visuais, conseguindo gerar descrições detalhadas de um cenário ou fornecer imagens com maior riqueza de detalhes. A única desvantagem do Janus-Pro em relação ao DALL-E está no tamanho das imagens suportadas, visto que a IA da OpenAI consegue trabalhar com arquivos de todos os tamanhos, já o Janus-Pro se limita a imagens de até 384 x 384.

Atualmente, o Janus-Pro pode ser testado, gratuitamente, na plataforma Hugging Face, voltada para o compartilhamento de modelos de IA. Na plataforma, é possível identificar a área “Spaces using deepseek-ai/Janus-Pro-7B” ou “Espaços usando deepseek-ai/Janus-Pro-7B”, que são páginas dedicadas a disponibilizar a inteligência artificial com diferentes modificações. Não é necessário se cadastrar ou assinar algum plano no site, basta acessar e utilizar.

O Janus-Pro é uma promessa para se tornar uma das principais IAs de geração de imagens do mercado. Graças a arquitetura diferenciada, a ferramenta consegue se destacar e oferecer ao usuário funcionalidades e aplicações que ainda não estão presentes em outros softwares já consolidados. Apesar de ainda estar em fase inicial, vale a pena testar o funcionamento do software e tirar suas próprias conclusões.

 Divulgação/Janus-Pro Paisagem gerada pelo Janus-Pro — Foto: Divulgação/Janus-Pro

A ferramenta é particularmente interessante para profissionais que trabalham com a manipulação e edição de imagens, não só pela eficiência, mas também pelos baixos custos por trás do funcionamento da DeepSeek. Isto significa que a IA provavelmente será uma das mais acessíveis do mercado.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro