10 meses atrás 27

Josias: Lula precisa assumir que Campos Netto é bode expiatório gasto

O aumento da taxa de juros encarece principalmente o crédito e os serviços financeiros. Ou seja, fica mais alto o custo dos empréstimos pessoais e para empresas, dos financiamentos imobiliários e para a compra de veículos.

De fato, o Banco Central sinalizou na nota do Copom —que divulga depois das reuniões da sua diretoria— que poderia haver dois outros aumentos de um ponto percentual cada um. Dos nove diretores do Banco Central hoje, sete foram indicados pelo Lula, além do presidente Gabriel Galípolo.

Esses diretores já haviam aprovado o último aumento da taxa de juros da gestão Campos Neto e voltaram agora por aprovar a unanimidade. Portanto, não estava definido antes. Havia sinalização, mas não a definição.

Os diretores, todos os atores, incluindo o Gabriel Galípolo e os sete indicados pelo Lula já aprovaram. Foi unânime a decisão. Então, é preciso que o presidente reconheça que o campus neto a essa altura é um bode expiatório gasto. Ele precisa assumir que a taxa de juros está alta porque há um estresse no mercado decorrente da compreensão do mercado de que é preciso fazer mais. Josias de Souza, colunista do UOL

Sakamoto: 'Lula evitou sair na mão com mercado financeiro'

No UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto avaliou o petista evitou sair na mão com mercado financeiro durante a entrevista coletiva e, com isso, realinha o seu discurso para as eleições de 2026.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro