10 meses atrás 30

Lavagem de roupas no calor: 10 dicas para economizar água e energia

A máquina de lavar costuma trabalhar a todo vapor em dias quentes — afinal, é quando suamos mais do que o normal e sujamos mais roupas devido às altas temperaturas. Por isso, é uma boa tomar alguns cuidados e economizar água e energia na hora de lavar as suas peças para não levar nenhum susto com a conta no mês seguinte.

Por exemplo, você pode aproveitar o calor para trocar a sua secadora pelo varal e secar as suas roupas naturalmente sob o sol. Também vale a pena evitar usar água quente na lavadora, já que ela gasta mais eletricidade, e a própria água fria aqueceria com todo esse calor e quebraria um galho. Confira a seguir 10 dicas para você poupar no consumo ao lavar peças em dias mais quentes.

 Divulgação/Miele Veja dicas para economizar água e energia ao lavar roupa na máquina em dias quentes — Foto: Divulgação/Miele

Como economizar água e energia lavando roupa no calor?

  1. Aproveite a capacidade máxima da máquina
  2. Escolha ciclos curtos e econômicos
  3. Separe as peças por nível de sujeira
  4. Use a quantidade certa de sabão
  5. Ajuste o nível de água conforme a carga
  6. Use água fria sempre que possível
  7. Lave roupas menos sujas a seco
  8. Evite lavar em horários de pico
  9. Reaproveite a água
  10. Aposte no sol para secagem natural

1. Aproveite a capacidade máxima da máquina

A primeira regra para economizar água com a máquina de lavar é, sempre que possível, lavar a carga máxima de uma só vez. Como cada ciclo de lavagem consome uma quantidade fixa de água e eletricidade, quando você opta por lavar poucas roupas, você desperdiça mais recursos.

Por isso, o ideal é juntar uma quantidade suficiente de peças para carregar a máquina sem ultrapassar o limite de peso no manual de instruções. Ainda, não se esqueça de distribuir as roupas no tambor para garantir uma lavagem eficaz e evitar problemas com a máquina de lavar.

 Divulgação/Electrolux Carregue a sua máquina de lavar ao máximo, mas respeite o limite — Foto: Divulgação/Electrolux

2. Escolha ciclos curtos e econômicos

Não faz sentido usar programas de lavagem pesada se a sua roupa não tem manchas de difícil remoção, então use essa configuração apenas quando necessário para economizar água e energia. Além disso, você pode pular a etapa de molho ao lavar roupas mais leves e com menos sujeira, o que poupa o uso de água da máquina.

O modo Eco da máquina de lavar também pode ajudar neste ponto. Esse ciclo econômico está presente em várias máquinas e diminui a quantidade de água e energia consumidas sem comprometer a limpeza das peças.

 Reprodução/Pixabay Explore os ciclos curtos da sua máquina de lavar roupa — Foto: Reprodução/Pixabay

3. Separe as peças por nível de sujeira

Seja mais estratégico na hora de lavar roupas e separe as peças por nível de sujeira. Isso ajuda a selecionar o melhor ciclo de lavagem para cada uma delas, além de permitir que você acumule, por exemplo, roupas muito sujas para carregar a máquina ao máximo na configuração do ciclo mais intenso.

Também avalie tratar manchas antes de colocar as roupas na máquina. Se você umedecer com um pouco de sabão e deixar as manchas de molho, algumas roupas mais sujas poderão ser lavadas em ciclos mais curtos sem prejudicar a qualidade da limpeza.

 Reprodução/Freepik Separe as roupas antes de carregá-las na máquina — Foto: Reprodução/Freepik

4. Use a quantidade certa de sabão

Acertar a quantidade de sabão de cada ciclo é uma dica indispensável para lavar suas roupas corretamente e economizar água e energia. Adicionar sabão de menos, por exemplo, pode demandar um ciclo de lavagem extra devido à limpeza ineficaz. Já o excesso de sabão pode dificultar o enxágue e consumir mais água.

A dosagem ideal de sabão varia conforme o nível de sujeira e o número de roupas na máquina. Por isso, consulte a embalagem do seu sabão e o símbolo de lavagem da etiqueta da peça para verificar a quantidade indicada para o uso.

 Reprodução/Freepik Use a quantidade correta de sabão na máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik

5. Ajuste o nível de água conforme a carga

Se você quer economizar água, fique de olho no consumo da sua máquina. Você pode regular o nível de cada ciclo, de acordo com a quantidade de roupas e de sujeira, para evitar que ela use água de mais. Muitos aparelhos possuem configurações específicas para cargas pequenas, médias e grandes, o que não só reduz o consumo de água como ainda melhora a eficiência da lavagem.

 Reprodução/Freepik Configure o nível de água correto antes de carregar a máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik

6. Use água fria sempre que possível

Se a sua máquina de lavar tem a opção de água quente, evite usá-la porque essa função consome muita energia. Optar por ciclos com água fria diminui esse gasto sem e mantém a limpeza eficiente das peças — ainda mais nos dias quentes, quando a alta temperatura pode aquecer a água fria mais facilmente.

Inclusive, lavar roupa com água fria pode trazer benefícios como a melhor preservação do tecido, evitando o desgaste e desbotamento das cores. Reserve a água quente da máquina apenas para roupas muito sujas ou com manchas difíceis.

 Divulgação/LG

7. Lave roupas menos sujas a seco

A limpeza a seco é indicada especialmente para peças delicadas. Ela evita o desbotamento das cores e mantém as roupas com “cara de nova” por mais tempo. Assim, se a peça estiver apenas com marcas leves de uso, como suor ou poeira, experimente lavá-la a seco para economizar energia.

Produtos específicos, como sprays para lavagem a seco, ajudam a eliminar as sujeiras leves e a refrescar as roupas sem consumir água. Também vale arejar as peças ao sol ou em ambientes bem ventilados para complementar a lavagem a seco.

 Reprodução/Freepik Lavar roupa a seco exige técnica e pode poupar água — Foto: Reprodução/Freepik

8. Evite lavar em horários de pico

A energia elétrica é mais cara entre 18h e 21h, em algumas regiões, quando o consumo aumenta. Assim, evite lavar roupas nos horários de pico para reduzir os seus gastos com a conta de luz. Se possível, prefira lavar roupas pela manhã, no início da tarde ou à noite após as 22h, quando a tarifa pode ser menor.

 Divulgação/Cemig Evite usar a máquina de lavar em horário de pico para economizar na conta de luz — Foto: Divulgação/Cemig

A água consumida pela sua máquina de lavar pode ser reaproveitada para várias outras atividades. A água do enxágue, por exemplo, pode ser direcionada para um balde e usada para lavar calçadas, regar plantas (desde que o sabão não contenha substâncias tóxicas) ou até na descarga do vaso sanitário.

 Reprodução/Shutterstock Certifique-se de limpar o filtro da máquina de lavar antes de reutilizar a água — Foto: Reprodução/Shutterstock

10. Aposte no sol para secagem natural

Uma máquina lava e seca pode ser muito prática, mas secar a roupa sob o sol tem as suas vantagens, como reduzir alergias e clarear tecidos brancos. Por isso, use o ciclo de secagem do eletrodoméstico apenas em caso de emergências, e conte com o sol para ter peças secas naturalmente.

O calor natural também deixa as roupas frescas e com um cheiro mais agradável, evitando o acúmulo de odores e a proliferação de fungos e bactérias. Porém, o sol pode virar uma faca de dois gumes durante as ondas de calor no Brasil. Sol em excesso pode desbotar roupas, ressecar tecidos e até mesmo amarelar peças brancas, então tome cuidado ao colocar roupa no varal em dias quentes.

 Reprodução/Freepik Colocar roupas no varal ao ar livre ajuda a dar um bom cheiro às peças — Foto: Reprodução/Freepik

🎥 Vídeo: Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

 veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro