1 semana atrás 6

Lituânia declara estado de emergência por onda de balões vindos de Belarus

Governo lituano acusa Belarus, seu vizinho e aliado próximo da Rússia, de praticar 'ataques híbridos' contra o país. Minsk negou acusações.


Aeroporto internacional de Vilnius, na Lituânia, em 9 de dezembro de 2025. — Foto: REUTERS/Janis Laizans

A Lituânia declarou nesta terça-feira (9) estado de emergência após uma onda de balões de contrabando vindos de Belarus ter interrompido o tráfego aéreo do país diversas vezes nos últimos meses.

O governo lituano ainda solicitou ao Parlamento autorização para que o Exército apoie a polícia e os guardas de fronteira.

O aeroporto da capital Vilnius foi fechado várias vezes nos últimos dias devido à presença dos balões meteorológicos, a mais recente delas na quarta-feira passada (3).

O aeroporto de Vilnius fica a cerca de 25 km da fronteira com Belarus. A Lituânia afirma que os balões são enviados por contrabandistas transportando cigarros e constituem um “ataque híbrido” bielorrusso, que é um aliado próximo da Rússia.

“O estado de emergência é anunciado não apenas devido às interrupções na aviação civil, mas também por interesses de segurança nacional”, disse o ministro do Interior, Vladislav Kondratovic, em uma reunião do governo transmitida ao vivo na terça-feira.

Belarus disse não ter responsabilidade pelos balões e acusou a Lituânia de provocações, incluindo o envio de um drone para largar “material extremista”, algo que os lituanos negam.

O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, afirmou na terça-feira que a Lituânia está exagerando os incidentes com balões de contrabandistas e que seu país não quer guerra com os vizinhos.

“O que os lituanos estão dizendo hoje é impossível e fora da realidade. (...) O problema está sendo exagerado e politizado”, disse Lukashenko em discurso transmitido pela agência estatal Belta.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro