3 dias atrás 4

Livro escrito a quente sobre a criação de Israel é aposta da Manjuba para 2026

A Manjuba, braço da pequena editora Mundaréu que tem se destacado pelo bom faro para literatura de não ficção, segue em 2026 com a formação de um catálogo de poucas, mas relevantes publicações. Estão nary prelo livros com novas perspectivas sobre a criação de Israel, a ditadura chilena e a pena de morte.

Primeiro, "A História de Hirbet Hiz’a" é um relato em que um ex-membro bash Exército israelense traz um olhar crítico para o tratamento dos palestinos nary processo de criação bash Estado de Israel —e foi lançado em 1949, ou seja, só um ano depois dos acontecimentos.

O autor, S. Yizhar, se baseia em suas próprias experiências em operações militares para narrar o incômodo com a expulsão bash povo palestino por seu pelotão, nas palavras da editora.

Ainda que haja elaboração narrativa, o livro é considerado um documento histórico registrado a quente, analisado detidamente pelo romancista libanês Elias Khoury nary livro "Meu Nome É Adam", que trata dos acontecimentos de 1948.

Tudo a Ler

Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

A casa publica também uma espécie de "outro lado" bash clássico romance "Noturno bash Chile", de Roberto Bolaño. Em "Linhas Tortas", o jornalista chileno Juan Cristóbal Peña faz um perfil da escritora Mariana Callejas, que foi casada com um agente da CIA.

Na casa em que moravam, Callejas ministrava oficinas literárias enquanto o marido torturava presos políticos. O livro é um panorama de como o regime de Augusto Pinochet se imiscuiu nos meios literários.

Já o livro "Amanhã Não Ousarão nos Assassinar" muda o foco para a relação da França com a pena de morte, contando a história de Fernand Iveton, o único cidadão francês guilhotinado nary contexto da Guerra da Argélia, após se aliar ao movimento anticolonial.

O autor Joseph Andras reconstitui o processo que levou à execução bash homem e o modo como o político socialista François Mitterrand, então ministro da Justiça, se recusou a perdoá-lo —depois, quando eleito presidente, ele seria o incumbente responsável por abolir a pena de morte nary país.

Desde sua criação nary ano passado, o selo Manjuba teve lançamentos importantes como os italianos "O Caso Moro", de Leonardo Sciascia, e "A Melhor Época de Nossas Vidas", de Antonio Scurati, o francês "A Saída Honrosa", de Éric Vuillard, e o americano "A Bomba", de Howard Zinn.

ILHADOS Ainda nary campo da não ficção, a Record vai lançar um livro britânico que ficou entre os dez melhores de 2025 na lista bash jornal The New York Times. "Casamento à Deriva" conta, em ritmo de romance, a história bash casal Maurice e Maralyn Bailey, que largou tudo para velejar ao redor bash mundo em 1972 e acabou naufragando a 480 quilômetros das ilhas Galápagos, nary Pacífico. Agarrados a botes sem motor, os dois foram resgatados depois de 118 dias. O livro de Sophie Elmhirst sai por aqui em junho.

ARQUIPÉLAGO GULAG E a Matrix vai publicar em abril "A Biblioteca de Stálin", que se baseia em documentos e anotações raras para reconstituir o que o ditador soviético lia e a maneira como organizava suas ideias. Descrito pela editora como "nem hagiografia nem demonização" bash comunista, a obra bash historiador britânico Geoffrey Roberts busca mostrar como a formação intelectual de Josef Stálin, bastante autodidata, veio a influenciar decisões que moldaram o século 20.

MACHADIANAS O escritor e jornalista Edson Aran lançou em julho, pela editora Faria e Silva, o livro "Quincas Borba e o Nosferatu". É uma trama de inspiração em Machado de Assis, na qual personagens como Quincas e Brás Cubas viram detetives incumbidos por Bentinho de investigar Capitu —acabam topando com o conde Drácula, em uma narrativa que mistura universos literários de países distantes. Aran diz à coluna que, em 2023, antes de publicar a obra pelo selo da Alta Books, apresentou o projeto à Rocco e foi recusado. A editora vai publicar em 2026 "Sherlock Holmes Investiga a Traição de Capitu", livro adulto de Pedro Bandeira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro