O arsênico, que é o mais tóxico de todos os metais, foi encontrado em 300 livros até então — e em quantidades bem mais assustadoras que os outros "colegas". A Organização Mundial de Saúde (OMS) associa a exposição de longo prazo ao arsênico, especialmente por meio de comida ou água contaminada, a lesões na pele e potencialmente câncer de pele.
A Cleveland Clinic, instituição de saúde de renome em pesquisa biomédica dos EUA, cita que exposição de pelo menos 30 minutos ao arsênico pode levar a dores abdominais, náusea, vômito, diarreia, tosse, dores no peito, dificuldades para respirar, dor de garganta, arritmias cardíacas, pressão baixa, vermelhidão e inchaço na pele, sensação de agulhamento e formigamento de dedos, cheiro de alho no hálito e tecidos do corpo, escurecimento da pele, verrugas e outras lesões de pele, além de problemas persistentes de digestão.

Não à toa, os resultados do Poison Book Project já levaram outras grandes instituições, como a Biblioteca Nacional da França e a Universidade do Sul da Dinamarca a remover livros de circulação e os colocar em quarentena. Mas se você tiver um destes livros antigos em casa e suspeitar de seu estado, a professora Tedone alerta que não há motivo para pânico — ou para jogar o livro fora.
É possível, em primeiro lugar, consultar a base de dados constantemente atualizada do projeto para ver se o seu livro está relacionado entre os contaminados. Caso ainda não esteja, mas a dúvida persista, é possível solicitar um dos marcadores de página que a Universidade de Delaware disponibiliza para que você possa checar se o tom se encaixa entre aqueles de livros potencialmente tóxicos.


German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 ano atrás
57

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/n/c9AaGBRHufgLE3lCMnJg/michaela-benthaus.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro