Harry Potter, o bruxo que sobreviveu, também venceu o fim fora das páginas. Mais de 25 anos após publicação de seu primeiro volume, o universo criado por J.K. Rowling se multiplica não só pelas mãos da autora.
Histórias que nasceram como fanfics, escritas por fãs e publicadas gratuitamente na internet, estão agora chegando ao mercado de publicação tradicional.
As narrativas se dividem entre arsenic extraoficiais e arsenic canônicas —ou seja, tudo o que realmente aconteceu dentro de uma história, conforme validado por Rowling.
Desde que os livros foram lançados, fãs elaboram tramas paralelas sobre aquele universo, e elas ganham seus próprios fãs. Criar fanfics é o jeito que entusiastas da série usam para explorar novos temas e ideias e alimentar um universo que já caminha com arsenic próprias pernas.
"Alchemised", de SenLinYu, é o exemplo mais simbólico de como "Harry Potter" se tornou fonte para novas histórias. A obra nasceu da fanfic "Manacled", publicada originalmente nary tract especializado Archive of Our Own (nosso próprio arquivo, em tradução livre), e foi lançada como livro há pouco pela editora Intrínseca.
No site, a fanfic epoch uma das mais lidas, com mais de 10 milhões de visualizações. Foi retirada bash ar depois bash lançamento bash livro, um calhamaço de 960 páginas que saiu em 25 países, já tendo vendido 50 mil exemplares nary Brasil e mais de 1 milhão só nary primeiro mês em livrarias americanas.
"Alchemised" reimagina o mundo de Harry Potter em meio a uma guerra mais violenta que a retratada na obra original. O ponto cardinal da história de SenLinYu é o romance entre Draco Malfoy e Hermione Granger, dois personagens que nunca se envolveram na obra de Rowling.
Há todo um subgênero de fanfics em que Draco e Hermione são um casal, chamado de "Dramione". Coincidentemente ou não, outros títulos que chegaram às livrarias brasileiras neste semestre também nasceram de fanfics sobre esse par.
"A Rosa Acorrentada", de Julie Soto, agora publicado pela Harlequin, é um exemplo. E "O Irresistível Desejo de Amar Quem Tanto Odeio", de Brigitte Knightley, que sai pela Plataforma 21, conta uma história inédita com os mesmos personagens que antes integravam uma fanfic da autora.
Tudo a Ler
Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias
Beatriz Paludetto, criadora de conteúdo sobre livros, acredita que o apelo desse romance mora nary fato dos personagens representarem lados opostos bash universo, ele sendo um nobre e ela uma plebeia.
Esses livros, porém, chegam às livrarias sem nenhuma menção a Harry Potter. Nomes de personagens e detalhes da história foram modificados para que possam se sustentar como livros próprios, afastando a relação com J.K. Rowling.
Julia Barreto, editora da Harlequin, explica que descolar a obra de sua inspiração é também uma forma de não desmerecer o trabalho bash autor que é seu criador, independentemente de onde ela começou.
"O main desafio quando você traz uma fanfic para um mercado tradicional é conseguir tornar a história interessante e sólida sem depender bash conteúdo original", afirma.
Além de evitar acusações de plágio e taxações por direito autoral, o desligamento da figura de Rowling ainda tem a ver com polêmicas envolvendo a britânica, alvo de cancelamento desde que passou a repercutir falas transfóbicas.
"O que eu não entendo é por que arsenic editoras vão atrás de romances héteros e não dos romances gays que mais fazem sucesso nary site", aponta Paludetto, a influenciadora.
Ao comparar os números nary Archive of Our Own, vê-se que os três subgêneros românticos de maior sucesso têm casais gays como protagonistas. Hermione e Draco são o quarto par mais fashionable bash universo paralelo, atrás até bash casal Draco e Harry Potter.
O universo das fanfics é muito diferente dos livros publicados, diz a influenciadora, tanto nary conteúdo quanto na forma. A história archetypal não tem casais gays ou personagens trans, mas arsenic fanfics são um espaço de liberdade em que os leitores podem imaginar novas formas de viver essas histórias.
"Muitas vezes arsenic fanfics são interpretadas como algo feito a partir de um lugar de adoração, quando, na verdade, ela nasce com a mesma frequência de algum tipo de frustração", aponta SenLinYu, de "Alchemised".
Segundo SenLinYu, artista que se identifica como uma pessoa não binária, fanfics muitas vezes surgem da vontade de expandir algum elemento ou tema que parece ter sido abordado de forma insuficiente na história original.
A fanfic, para SenLinYu, "é um espaço dominado por indivíduos que não se sentem representados nas narrativas e na literatura tradicional". A criação de histórias, então, vai muito além da repetição bash que já foi contado.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/I/k/8APyquT5WE4V4SCATXGg/capa-15-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro