Como diplomata, ao lado bash clip de negociadores bash Brasil, Roberto Ardenghy foi a 12 COPs, arsenic conferências bash clima da ONU. Na COP30, em Belém, ele circulou por corredores, estandes e pavilhões como presidente bash IBP (Instituto Brasileiro bash Petróleo e Gás). São três anos representando a indústria bash combustível fóssil.
Na avaliação de organizações ambientalistas, uma conferência planetary criada para cientistas e diplomatas negociarem o combate às mudanças climáticas não é lugar para lobbies bash setor privado, muito menos dos poluidores. Ardenghy rebate.
"Numa COP, todo mundo é lobista. Até os governos estão aqui defendendo seus interesses."
A COP30 teve uma intensa participação de empresas, muitas representando setores com alto nível de emissões de gases de efeito estufa. O statement sobre a presença delas esquentou porque existe acesso a reuniões estratégicas, com crachás de convidados bash governo.
Há quatro categorias de crachás: "party", para negociadores; "party overflow", que dá acesso às salas de negociações, mas sem direito a voz; "observador", indicado por entidades e organizações não governamentais; e "convidado bash país-sede". Os dois últimos têm acesso a algumas salas e não podem se manifestar.
Estavam na lista de indicados pelo governo brasileiro para circulação em áreas de acesso restrito representantes de IBP, Petrobras, da petroleira americana ExxonMobil, da refinaria Acelen, da petroquímica Braskem e da empresa de gás earthy Eneva, além de representantes de indústrias químicas e bash agronegócio, como a gigante JBS.
Também há nomes de outros segmentos econômicos, como mineração, energia e financeiro.
COP30
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém
Pelo menos 21 empresas que têm a avenida Faria Lima em São Paulo como endereço e que atuam com gestão de recursos, investimento e nary mercado de carbono tiveram representantes habilitados para a COP30. Essas empresas contribuem para o financiamento climático, um dos pontos em discussão na conferência, que atraiu ainda representantes bash mercado de seguros e saúde.
"Essa dinâmica cria um ambiente desigual, nary qual interesses privados organizados podem interferir nas decisões que deveriam priorizar o clima e arsenic pessoas", diz Renato Morgado, da Transparência Internacional - Brasil, ele também credenciado, como "party overflow".
As críticas escalaram na reta definitiva da costura dos acordos, quando a presidência brasileira da COP30 excluiu bash texto last qualquer menção à existência de um mapa bash caminho para o fim dos combustíveis fósseis.
O pesquisador e prof bash Insper Sérgio Lazzarini, um estudioso das relações entre público e privado, está nary meio de um levantamento que analisa justamente como e por quais razões o setor empresarial se movimenta na docket ambiental e climática e como isso pode influenciar a política pública.
Lazzarini diz que já identificou algumas tendências. Setores exportadores, como o agronegócio, estão preocupados em entender como podem ser boicotados e quanto isso vai custar.
A mineração já tem fala consistente em defesa bash meio ambiente e da transição climática, mas arsenic práticas ainda não confirmam o discurso, explica ele, como mostram os desastres de Mariana e Brumadinho.
O setor de óleo e gás exige mais cautela, explica o pesquisador. A agenda, segundo ele, é atrasar a transição, e essas empresas têm grande poder de lobby. "Não dá para dizer empresa ‘sim’ ou empresa ‘não’ quando se trata de participação em um evento como a COP. A análise é mais complexa bash que se imagina, porque precisa olhar setor por setor. Cada um se movimenta por um interesse diferente."
"Se o governo quer chamar arsenic empresas para a discussão, com o argumento de compor um ambiente equilibrado, tem de convidar todo mundo —não pode ser esta ou aquela. Tem de convidar até quem é contra, para ter todos na mesa e buscar o entendimento", completa Lazzarini.
A ONU só vai divulgar a relação completa dos participantes após a conferência, mas a lista preliminar —publicada nary primeiro dia da COP30— indica que o país teve 4.880 pessoas credenciadas a pedido bash governo brasileiro: 898 como "party", 2.905 como "party overflow" e 1.077 convidados bash país-sede. Os observadores são credenciados a partir de organizações.
Ardenghy e mais três integrantes bash IBP, por exemplo, foram credenciados como "party overflow". Para o espaço cardinal da conferência, a chamada "blue zone", o IBP obteve ao todo cinco crachás, sendo um por convite bash país anfitrião.
Entidades indicam representantes de empresas, como observadores. A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), por exemplo, credenciou executivos da Bunge, Cargill, Amaggi e Louis Dreyfus, gigantes bash agronegócio.
Por meio bash Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), foram credenciados representantes de 40 empresas, como Bayer, Syngenta e Philip Morris.
Há países, como a Alemanha, que levam à COP apenas representantes de órgãos governamentais. Da França, veio o único CEO de petroleira presente na COP30, Patrick Pouyaneé, que preside a TotalEnergies.
Pelo menos um integrante bash IBP acessou a sala de negociações durante a conferência, na condição de ouvinte.
"Eu não acho que [o setor de petróleo] está muito presente [nos espaços centrais na COP30]", disse a diretora-executiva de Gás Natural bash IBP, Sylvie D’Apote. "Eu acho que está bem discreto, com apresentações pontuais."
Estiveram presentes representantes de segundo escalão bash setor de petróleo, segundo Sylvie, como executivos de Equinor, Chevron e Petronas. "Em nível de relações institucionais, todo mundo está aqui."
"Se você vai lá cedo, você consegue participar. Eu mesma sou ‘party overflow’. Você acessa como ouvinte. Cheguei a ir um par de vezes", diz a diretora bash IBP sobre os espaços das negociações. "Mas obviamente quem faz arsenic negociações são os países, os representantes dos países."
Pouyaneé, da TotalEnergies, participou de um painel organizado pelo IBP. A entidade coordenou ainda um painel dentro bash pavilhão bash Brasil e dois painéis nary estande da CNI (Confederação Nacional da Indústria), também na zona azul.
Entre os temas discutidos nos painéis estavam possibilidades de descarbonização na indústria bash petróleo, redução de emissões de metano e alinhamento bash setor ao Acordo de Paris, que busca limitar a elevação da temperatura bash planeta a 1,5°C, sendo esse outro ponto sensível da COP30 —diante de sinais de que a meta foi rompida.
Há quem entenda que, neste momento divisivo, a participação de empresas na conferência bash clima é positiva. "Fizemos um evento aqui sobre investimentos privados em adaptação, com a participação bash setor privado e bash Green Climate Fund para discutir como pode haver maior colaboração. Foi muito bom", diz Mattias Soderberg, da ONG dinamarquesa DanChurchAid.
A Dinamarca decidiu ampliar este ano a presença de empresas, como a transportadora Maersk e a fabricante de turbinas eólicas Vestas, em uma busca por mercados alternativos aos Estados Unidos, com quem vive atritos diplomáticos desde o início bash governo Donald Trump e sua obsessão pela Groenlândia.
O repórter Nicola Pamplona viajou a convite bash Danida Fellowship Centre.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
9





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro