2 semanas atrás 2

Lula abre economia 'se preparando para tensão internacional', diz Haddad

Conversas com os Estados Unidos também são mantidas. "O presidente Lula tem proposto ao [presidente americano, Donald] Trump, formas de parcerias edificantes para os dois países, se colocando aberto para a gente integrar cadeias produtivas, tecnológica, biocombustível, terras raras e assim por diante", disse Haddad.

A condição, afirmou, é que as negociações preservem a soberania brasileira. O acordo precisa ser "bom para os dois lados", disse. "Não queremos ser exportadores de commodity a vida inteira", afirmou.

Essa abertura econômica também prepararia o Brasil para o futuro multipolar. "Nós podemos, como sabedoria, elegância, diplomacia e inteligência (...) ir bem demais porque temos vantagens competitivas que poucos têm", afirmou.

O governo anterior estava se fechando, se encapsulando, e o governo Lula abriu de novo e, na minha opinião, se preparando para um contexto de maior tensão internacional.
Fernando Haddad, ministro

'Dívida é culpa dos juros reais'

Haddad comparou o governo Lula com a gestão Bolsonaro ao ser questionado sobre as críticas do mercado financeiro ao descumprimento do arcabouço fiscal. O arcabouço é um conjunto de regras para impedir o aumento da dívida pública. Segundo Haddad, o governo anterior incluiu R$ 64 bilhões de dívidas no orçamento de 2023 e outros R$ 52 bilhões com o aumento do Bolsa Família, que Bolsonaro não teria posto no Orçamento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro