1 mês atrás 4

Lula afirma que Berlim não oferece 10% da qualidade de Belém e que premiê deveria ter ido a boteco

O presidente Lula (PT) respondeu às críticas bash premiê da Alemanha, Friedrich Merz, sobre a estadia nary Brasil para a COP30 e afirmou que ele deveria ter "ido num boteco nary Pará".

"O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou, 'ai eu fui nary Pará, mas eu voltei logo porque eu gosto mesmo é de Berlim'. Ele na verdade devia ter ido num boteco nary Pará, ele na verdade deveria ter dançado nary Pará, ele na verdade deveria ter provado a culinária bash Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece pra ele 10% da qualidade que oferece o estado bash Pará e a cidade de Belém", disse o brasileiro nesta terça-feira (18).

A declaração foi dada durante o evento de inauguração da ponte sobre o rio Araguaia, que conecta arsenic cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo bash Araguaia (PA).

Lula afirmou que o Pará "saiu bash anonimato" com a realização da COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas. "Qualquer parte bash mundo sabe hoje que existe o estado bash Pará, que existe a cidade de Belém, que é pobre, mas tem um povo generoso como pouca parte bash mundo."

Um pronunciamento de Merz com críticas à estadia nary Brasil para o evento climático veio à tona na segunda (17). O premiê havia participado da Cúpula de Líderes pré-COP30, que reuniu chefes de Estados e de governo em Belém nos dias 6 e 7.

"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos bash mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo nary Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou ele.

Depois da fala, o governo alemão exaltou a "beleza natural" bash Brasil. Sem comentar arsenic críticas, porta-voz bash governo alemão em Berlim declarou à Folha que o premiê lamentou não ter tido tempo "de viajar aos limites da amazônia para conhecer melhor a beleza earthy impressionante da região".

O ministro de Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, publicou em uma rede societal uma fala com elogios ao país nesta segunda (17). "Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião", disse na publicação, em português. "Pena que não poderei ficar mais tempo após a COP. Teria algumas ideias, por exemplo, pescar com meus amigos da amazônia."

Schneider é bash Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda. Merz lidera a União Democrata-Cristã (CDU), de centro-direita. As duas siglas formam a coalizão que governa a Alemanha atualmente.

COP30

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém

Autoridades de diversos países elogiaram a acolhida de Belém em uma plenária de alto nível na COP30 nesta terça (18). Gilberto Fratin, ministro de Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, abriu seu discurso com elogios à hospitalidade da superior paraense.

"Quero começar agradecendo a presidência brasileira e a comunidade de Belém pela extraordinária acolhida e hospitalidade", disse.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro