Petroleira estaria para aumentar preços dos combustíveis, mas decisão ainda não foi tomada. "Se Petrobras decidir aumentar preço do combustível, que o faça", disse Lula aos jornalistas.
Nesta semana, Lula se encontrou com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Na reunião, na qual estavam presentes também os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, eles conversaram sobre a possibilidade de o valor do combustível subir, o que poderia elevar ainda mais a inflação.
Lula enfatizou que não autorizou aumento do diesel porque não é sua função. "Desde meu primeiro mandato, aprendi que quem autoriza aumento do petróleo e derivado do petróleo é a Petrobras, e não o presidente. Já aprendi há muito tempo isso."
Ele afirmou que no governo Bolsonaro valor era maior. "Se a Petrobras tiver que fazer um reajuste, ainda assim, [o valor] será menor que dezembro de 2022.", afirmou.
Questionado sobre uma eventual paralisação de caminhoneiros com a alta do diesel, ele disse que não há nada "alarmante" no horizonte. "Se tiver movimentação de caminhoneiros, vou fazer o que fiz a vida inteira. Vou conversar com eles", comentou o presidente.
Os preços dos combustíveis são definidos pela diretoria da Petrobras. Mas a cada trimestre a companhia é obrigada a informar ao conselho sobre a evolução da sua política de preços, que foi alterada durante o governo Lula e que agora leva em conta não só a paridade internacional, mas também custos de extração e de logística.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
23





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro