O presidente negou que soubesse de qualquer trâmite para aprovação. "Se houve acordo com o governo, eu não fui informado. Se não fui informado, não houve acordo", disse, em entrevista coletiva à imprensa hoje, no Palácio do Planalto.
Jaques disse que fez um acordo ao ver que "perderia no voto". Ele se disse tranquilo e que não se arrepende nem se envergonha do que fez, apesar das críticas ferrenhas de um apoiador do governo, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que expôs a situação na tribuna.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi a público negar o acordo. "O governo é contra essa proposta e orienta sua base a votar contra", disse a ministra, chamando a situação de "lamentável". Jaques Wagner devolveu dizendo que era de iniciativa própria, não por ordem do governo. Outros aliados de Lula criticaram Jaques Wagner.
O acordo fez com que o governo aumente a arrecadação em mais de R$ 20 bilhões. Aprovado na noite de ontem, depois de o Senado aprovar a dosimetria, o projeto corta benefícios fiscais e eleva a tributação de bets e fintechs: os governistas não atrapalharam a votação da dosimetria, e a oposição não obstruiu a proposta.
Governo derrotado
Governistas tentaram barrar a votação da proposta, mas não tiveram sucesso. Foram três pedidos para tentar impedir, um de audiência em separado e outros dois de adiamento. Todos foram vencidos.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 hora atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro