O presidente Lula determinou que Anielle Franco (Igualdade Racial) representasse o Brasil na posse da presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, na última sexta-feira (21), mas a ministra não viajou para o evento. Em seu lugar, participou do ato a embaixadora no país africano, Vivian Sanmartin.
A atitude, segundo o Painel apurou, deixou o presidente contrariado. De acordo com interlocutores, Lula pediu ao chanceler Mauro Vieira que comunicasse à ministra que ela seria a representante brasileira na posse da primeira mulher a comandar o país africano. Vieira, então, ligou para Anielle e a informou sobre a determinação.
A ministra, no entanto, ficou no Brasil. Segundo pessoas a par do episódio, ao ser cobrada por Lula, ela argumentou que foi avisada apenas por telefone e que não recebeu uma comunicação por escrito de que deveria ir à posse.
No dia em que deveria estar na Namíbia, a ministra participou, no Rio de Janeiro, do lançamento do Concurso de Ideias Urbanísticas e Arquitetônicas Inovadoras para a Região da Pequena África, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Procurados, a ministra e o Itamaraty não responderam aos questionamentos do Painel.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
9





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro