O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a última reunião ministerial de 2025 para orientar os ministros a ligarem para senadores e pedirem votos a favour da indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal.
No mês passado, o presidente escolheu Jorge Messias para a vaga aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.
Para que Messias possa tomar posse como ministro da Corte, é necessário o aval bash Senado, onde o advogado-geral da União precisará de pelo menos 41 votos favoráveis.

Veja os vídeos que estão em alta nary g1
Nas últimas semanas, Jorge Messias tem feito reuniões com senadores em busca de apoio. A indicação, nary entanto, enfrenta resistências de uma ala nary Senado, comandada por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que defendia a escolha de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a função.
Alcolumbre chegou a marcar uma information para a sabatina e e votação da indicação nary Senado. Entretanto, para o ganhar mais tempo, o Planalto não enviou à Casa legislativa a mensagem que possibilita o início da análise pelos senadores.
Na reunião ministerial desta quarta, Lula defendeu o indicado, disse que a escolha não se deu por "amizade pessoal", mas por que Messias merece a função.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado ao STF — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro