9 meses atrás 230

LuzIA: conheça recursos do app, para que serve e como usar no WhatsApp

A LuzIA é uma inteligência artificial (IA) disponível para WhatsApp, Telegram e em aplicativo, para celulares Android e iPhone (iOS). O robô chegou a ser desativado no mensageiro, em maio de 2024, devido aos altos custos da plataforma. No entanto, após flexibilização da Meta, o serviço integrou novamente a rede social. Com funcionalidades exclusivas do programa próprio, o modelo se destaca pela interação com “Luzias” de diferentes personalidades, como Professora e Amiga, solicitação de resumos de textos e a resolução de questões de matemática em vários níveis.

Atualmente, a LuzIA soma mais de 50 milhões de usuários, sendo metade composto por brasileiros. Nesse cenário, o TechTudo realizou uma entrevista exclusiva com Natalia Solano, líder de produto da LuzIA, para conhecer mais sobre o serviço e novidades que devem chegar em breve ao aplicativo. Confira, a seguir, tudo sobre a IA.

 Reprodução/TechTudo LuzIA: tudo sobre o app de IA que funcionava no WhatsApp — Foto: Reprodução/TechTudo

LuzIA: confira tudo sobre a IA a seguir

  1. O que é a LuzIA?
  2. Para que serve a LuzIA?
  3. Por que a LuzIA foi removida do WhatsApp?
  4. Como usar o app LuzIA? Conheça os principais recursos
  5. LuzIA x Meta AI: qual a diferença entre os chatbots?

A LuzIA é uma inteligência artificial (IA) criada na Espanha, que utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), como o ChatGPT, para gerar respostas rápidas às solicitações dos usuários, com um foco especial em atender estudantes. Atualmente, o chatbot está disponível no WhatsApp, Telegram, e aplicativo próprio. No entanto, Natalia Solano garante que o foco está no software disponível na Google Play Store e App Store, por ser lá que os principais recursos do sistema estão, "oferecendo uma melhor experiência para os usuários".

O aplicativo atualmente soma mais de 50 milhões de usuários, sendo metade composto por brasileiros. Além disso, o programa tem um foco especial em estudantes, que já são mais de 60% do público do serviço, segundo a líder de produto da LuzIA. Natalia afirma ainda que esse número é acompanhado de perto pela equipe do aplicativo, que promove constantemente a criação de funções que podem facilitar a vida dos alunos do Brasil.

2. Para que serve a LuzIA?

A LuzIA auxilia o usuário em diversas tarefas, com foco especial em educação, e oferece personagens para cada função, como professora, astróloga, tutora para o ENEM e até uma “amiga” para quem busca companhia. No chatbot, o usuário pode fazer solicitações por áudio ou texto e receber respostas em poucos segundos. A plataforma dá sugestões de filmes, dicas de séries, localiza restaurantes, contam piadas, informa sobre a previsão do tempo e ajuda na organização de tarefas, entre outros serviços. Além disso, no app, o usuário tem acesso a ferramentas específicas para resolver questões de matemática, ler e resumir documentos, e até gerar imagens.

3. Por que a LuzIA foi removida do WhatsApp?

Em entrevista ao TechTudo, dada em maio de 2024, Álvaro Higes, criador da LuzIA, explicou que o rompimento com o WhatsApp se deu por questões financeiras. A empresa usava a API do WhatsApp Business, que exigia pagamentos diários à Meta pelo uso da interface. Com o aumento dos valores cobrados pela big tech, manter a LuzIA no mensageiro comprometeria a oferta gratuita do serviço aos usuários. Paralelamente, a empresa de Mark Zuckerberg já havia lançado a sua própria inteligência artificial, em alguns países. Integrada ao WhatsApp, Instagram e Facebook, a Meta AI reduziu a necessidade de outra assistente virtual no aplicativo de mensagem.

No entanto, meses após a remoção, e o desenvolvimento do aplicativo próprio, a LuzIA voltou à rede social. Questionada sobre essa alteração, Natalia afirmou que "o valor cobrado anteriormente foi zerado" permitindo o retorno da IA ao mensageiro. Para acessá-la, basta entrar no site oficial do software "https://www.luzia.com/br" (sem aspas), e clicar no símbolo do WhatsApp, localizado no canto superior direito da tela.

 Reprodução/techTudo LuzIA ainda pode ser acessada pela versão web do WhatsApp — Foto: Reprodução/techTudo

4. Como usar o app LuzIA? Conheça os principais recursos

Primeiro, baixe e instale o aplicativo da LuzIA no smartphone, disponível gratuitamente na Google Play Store e na App Store. Não é necessário criar uma conta para começar a usá-lo. Na tela inicial do app, inicie uma conversa com a LuzIA clicando em "Iniciar conversa". No chat, a assistente virtual faz uma breve apresentação, explica suas funcionalidades e sugere possíveis solicitações. Confira os principais recursos da LuzIA.

As LuzIAs são versões alternativas da assistente virtual para diferentes momentos. A LuzIA Professora, por exemplo, pode ser usada para momentos de estudos. Já a Amiga é voltada para conversas cordiais, enquanto a LuzIA Íntima pode guardar segredos. Natália Solano afirmou que esse recurso — um dos mais interessantes do aplicativo — pode adicionar avatares sazonalmente, como já aconteceu com uma LuzIA voltada para o Enem, e outra para o Carnaval. Para usar o recurso, basta abrir a aplicação e tocar na aba “Chat”, e escolher a LuzIA que desejar.

 Reprodução/Gisele Souza Aplicativo LuzIA possui diferentes avatares para interações com usuários — Foto: Reprodução/Gisele Souza

A LuzIA também pode resumir textos. Para isso, é possível digitar manualmente, carregar um arquivo salvo no dispositivo ou mesmo colar o conteúdo de uma conversa e solicitar a ação. A assistente oferece diferentes estilos para a escrita e o idioma. Para ativar a função, na tela inicial do app vá até o campo “Tarefas” e toque em “Resumir”. Em seguida, selecione o modo de carregamento do texto com um clique em “Mensagem”, “Carregar”, ou “Colar” e personalize o resumo com as opções disponíveis. Por fim, toque em "Resumir".

 Reprodução/Gisele Souza Aplicativo LuzIA conta com recurso para resumo de textos — Foto: Reprodução/Gisele Souza

4. Solução de problemas matemáticos

A solução de problemas matemáticos é útil para estudantes, já que promete resolver e explicar o resultado de qualquer tipo de questão. Para isso, é possível carregar uma imagem com o problema matemático, digitá-lo ou explicá-lo por voz para a IA resolver. A ferramenta pode ser encontrada na tela de início do aplicativo, na seção “Tarefas” com um toque em “Mat.”. Após acessá-la, é possível dar início à descrição do problema, carregando uma imagem ou inserindo um texto descritivo e clicando em “Enviar”.

 Reprodução/Gisele Souza Problemas matemáticos podem ser resolvidos facilmente com o app LuzIA — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Usuários podem solicitar que a IA desenvolva textos na plataforma a partir de indicações e comandos. Para isso, é possível carregar um documento textual, tirar uma foto de um texto ou anexar uma imagem da galeria para ser escaneado. Depois, é necessário indicar as preferências textuais, como o tipo do texto entre as opções de Ensaio, História curta, Poema, Carta, Antigo e Análise de Texto, o nível acadêmico, que varia entre Ensino Médio e Doutorado, bem como o tamanho e idioma desejados.

Para usar a função, basta buscar a opção na tela de início ou tocar no campo “Tarefas” para selecionar “Escrita”. O usuário deve carregar o texto desejado ou inseri-lo manualmente, escolher as definições de interesse e tocar em “Escrever” para finalizar a ação.

 Reprodução/Gisele Souza App LuzIA oferece apoio para escrita — Foto: Reprodução/Gisele Souza

A LuzIA pode fazer leituras detalhadas de documentos. Caso o usuário deseje, é possível obter resumos, solicitar que a assistente extraia ideias gerais ou específicas sobre textos, ou mesmo responder perguntas relacionadas aos documentos. Para isso, é necessário acessar a seção“Tarefas” e selecionar “Leitor de Documentos”. Clique em “Carregar o documento” para realizar um upload. É possível pedir um resumo, a criação de listas de perguntas, extração de ideias ou digitar manualmente o que se deseja.

 Reprodução/Gisele Souza Leitor de documentos está disponível para uso no aplicativo LuzIA — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Assim como outras assistentes virtuais, a LuzIA pode gerar imagens, a partir de comandos de texto e voz. Para isso, o usuário deve primeiro tocar novamente no campo "Tarefas" e selecionar a opção "Criação de Imagens". Em seguida, descrever em até 500 caracteres o que deseja criar ou tocar no ícone de áudio, no canto inferior direito da tela. Depois, clique em “Imagine” para aguardar a finalização da criação. Por fim, é possível avaliar a criação, solicitar, caso desejado, que ela seja modificada, compartilhá-la, ou baixar a imagem direto no celular.

 Reprodução/Gisele Souza Imagens podem ser criadas rapidamente com a inteligência artificial da Luzia — Foto: Reprodução/Gisele Souza

8. Reconhecimento de imagens

O reconhecimento de imagens pode obter descrições e traduções de textos contidos nas capturas. Um diferencial do recurso é a opção de “Resolver”, que consegue solucionar questões presentes nas imagens. Para usar a ferramenta, é preciso tocar novamente em “Tarefas” e buscar por “Reconhecimento de imagens”. Após isso, o usuário será direcionado para carregar uma foto do dispositivo ou capturá-la imediatamente com a câmera. Nesse momento será possível também selecionar a ação desejada, como “Descrever”, “Traduzir” ou “Resolver”. Após isso, a IA entregará o resultado da solicitação.

 Reprodução/Gisele Souza Reconhecimento de imagens do app LuzIA em ação — Foto: Reprodução/Gisele Souza

5. LuzIA x Meta AI: qual a diferença entre os chatbots?

Existem diferenças consideráveis entre a LuzIA e a Meta AI. Enquanto a IA da Meta usa uma linguagem mais técnica e direta, a concorrente oferece uma interação mais amigável, leve e divertida. Mas quando são analisados os recursos disponíveis, a Meta AI leva muita vantagem por sua integração com as redes sociais da big tech. A tecnologia entrega funcionalidades além de texto e imagem, como dublagem de Reels no Instagram, criação de avatares e imagens para Stories, entre outras.

Outro ponto de diferença está na privacidade e segurança. A LuzIA, por utilizar ferramentas terceirizadas e não ter um modelo de linguagem próprio, não coleta informações dos usuários para treinar ou melhorar o serviço, atuando apenas como uma ponte entre o usuário e a plataforma que gera as respostas. A Meta AI, por outro lado, treina seus modelos de linguagem (LLMs) com informações coletadas dos usuários, embora seja possível impedir a coleta desses dados para aprimorar os modelos.

Com informações de LuzIA (1, 3 e 5) e TechTudo (2).

Veja também: Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro