Ninguém em sã consciência poderia imaginar que um presidente dos Estados Unidos, a nação mais poderosa do mundo, usaria tarifas, que servem para regular comércio, como arma de negociação.
Essa história de tarifas recíprocas é a maior estupidez do Trump, porque as tarifas servem para regular comércio. Então países que estão no estágio mais avançado de desenvolvimento, que têm maior competitividade nos seus produtos e serviços, não precisam de tarifas altas para proteger essas áreas.
Essa história de tarifa recíproca, portanto, é uma estupidez. Isso é uma demonstração inacreditável de ignorância. Por outro lado, as ações de Trump com tarifas contra aliados históricos, como é o caso da Europa, também gerou uma desconfiança que pode ser permanente.
Mailson da Nóbrega
Para o ex-ministro, se Donald Trump não for contido, os EUA terão que lidar com a inflação e com a desaceleração da economia mundial.
A ideia de Trump de reindustrializar os Estados Unidos tem probabilidade zero de acontecer, não é próximo de zero, não, é zero. Por quê? Porque as empresas americanas que migraram para Ásia fizeram essa mudança baseada em dois fatores: em primeiro lugar, o fim da guerra fria, que afastou o risco de uma terceira guerra mundial e, em segundo, o surgimento da disseminação da tecnologia digital que permitiu a gestão de redes de suprimento longas.
Então, ao invés de o nome do jogo ser segurança, ou insegurança, passou a ser eficiência, produzir onde for mais barato. É isso que explica essa mudança da indústria americana para a Ásia, particularmente para a China.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
26





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro