A insatisfação das centrais sindicais com a composição do grupo de trabalho técnico criado para discutir regulação de aplicativos vai ser resolvida e faz parte do processo de construção, avalia o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
O grupo foi anunciado no início de dezembro como uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério do Trabalho e do Mdic (Ministério Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Desde que a portaria de instituição foi publicada, os sindicatos passaram a se queixar do espaço dado às entidades no colegiado —são três vagas, mas as centrais sindicais pleiteiam seis.
O grupo foi criado paralelamente a uma comissão especial instituída na Câmara para discutir a regulamentação do trabalho por aplicativo.
O ministro afirma que a intenção é, a partir das conversas no GT, oferecer alternativas ao relatório do deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), que avalia como equilibrado. "Ele dá uma grande base madura para avançar, incorporando todo o conceito do projeto do governo que tratou de plataforma: inicialmente quatro rodas para depois avançar para duas rodas", diz.
Ele diz estar conversando com o ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral). "Tenho buscado intermediar a relação com as centrais, para ajustar esse mal-estar, mas é o mal-estar que faz parte do processo de construção. Isso se resolve, eu não me preocupo com isso não", afirma Marinho.
O ministro diz que o fundamental é que haja uma lei com um patamar mínimo de garantia para trabalhadores de plataforma, "seja de quatro rodas, seja de duas rodas". "Para que se possa, a partir daí, agregar valor a cada ano nas suas campanhas de melhoria", diz. "É para garantir esse processo de evolução de conquistas."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro