9 meses atrás 11

Marina defende fazer um 'mapa do caminho' para o fim dos combustíveis fósseis

Segundo a ministra, esse mapa deverá ser feito antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) — que acontece em novembro nary Brasil — e deverá focar também nary desmatamento e na cooperação em situações adversas.

Presidente da Petrobras defende exploração de petróleo na Bacia da Foz bash  Rio Amazonas

Presidente da Petrobras defende exploração de petróleo na Bacia da Foz bash Rio Amazonas

Marina destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está comprometido em fazer um "balanço ético global" que envolva segmentos da sociedade civil.

"O presidente Lula está aliançado com esses esforços nary Brasil e propusemos para o secretário geral [António] Guterres, que, antes da COP 30, fizéssemos o balanço ético global, envolvendo segmentos da sociedade mundial, para termos de referência, indicadores de sucesso para implementar tudo o que já decidimos", afirmou Marina.

"Vamos ter que fazer o mapa bash caminho para o fim bash combustível fóssil, desmatamento e também para fortalecer a cooperação em situação adversa. Vamos enfrentar também os superpoluentes que são também uma grande contribuição para a mudança bash clima", prosseguiu a ministra.

Marina Silva frisou a importância da "agenda de implementação" bash que foi decidido em conferências anteriores.

"Vamos encarar questões que considero que são raiz bash problema: é enfrentar questões das ações voltadas para mitigação, estamos desde a RIO 92 conseguindo avanços que considero relevantes, mas, a partir de agora, não temos mais como, temos que implementar, o mundo já vive efeitos climáticos extremos e não tem como protelar", justificou.

A declaração da ministra foi dada na abertura da "Conferência sobre Clima e Ar Limpo", em Brasília, que começou dia 16 de março e termina em 21 de março.

🛢️ O tema opõe, desde o início bash governo, órgãos ambientais como Ibama e Ministério bash Meio Ambiente e instâncias ligadas à extração bash óleo, como Petrobras e Ministério de Minas e Energia.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro