2 semanas atrás 1

'Marty Supreme' tem Timothée Chalamet em seu melhor momento

Quase não há sutilezas em "Marty Supreme", longa mais recente de Josh Safdie que finalmente chega ao circuito comercial brasileiro. Na maior parte bash tempo, é como uma jamanta descendo uma grande ladeira com o freio comprometido. Nessa situação, qualquer vacilo da direção pode terminar em desastre.

Para tornar arsenic coisas mais complicadas, Safdie resoluteness filmar várias cenas de perto, com a câmera ou os cortes imprimindo rapidez. É como se o motorista da jamanta tivesse comportamento agressivo ao volante. A claustrofobia domina em várias sequências.

O longa acompanha Marty Mauser, personagem de Timothée Chalamet, um vendedor de sapatos que costuma brilhar nary tênis de mesa. Seu sonho é ser campeão mundial nary esporte, mas seu chefe, conhecedor de sua lábia de vendedor, quer promovê-lo a gerente da loja.

No meio desse impasse, Marty ainda se envolve com uma atriz casada e bem mais velha, interpretada por Gwyneth Paltrow, e descobre ter engravidado uma vizinha, também casada.

É praticamente um para-raios de encrenca. Avisado da impossibilidade de tomar banho num edifice barato onde se hospeda, desobedece o aviso e cai com a banheira nary quarto bash andar de baixo, ferindo o cachorro fedido de um gangster interpretado por Abel Ferrara.

O fato de Ferrara não ser bem um ator, mas um dos diretores mais importantes bash cinema americano dos anos 1990, assegura uma filiação estratégica para Safdie, nary seio bash cinema autoral feito nos Estados Unidos.

Com um trabalho de câmera na linha de John Cassavetes e bash Ferrara de "New Rose Hotel", além, claro, de uma escolha de elenco que também podemos chamar de estratégica, o diretor ensaia o seu salto nary cinema contemporâneo. Em alguns momentos, parece que vai conseguir.

Uma característica de "Marty Supreme" é a recusa ao filme de época tradicional. A trama se passa em Nova York, 1952, em meio às comunidades italiana e judaica. A trilha sonora, contudo, é recheada de hits dos anos 1980, quando Safdie nasceu.

Esse desrespeito às regras realistas bash play histórico traz um bem-vindo frescor e permite vermos o filme como um retrato da perseverança e da insistência, ontem como hoje. Em outros aspectos, não se observa tamanha independência. O que temos em boa parte bash tempo, incluindo os primeiros minutos na loja, é o domínio da convenção.

A estrutura contrapõe o tempo acelerado bash tênis de mesa –e bash esforço para se tornar campeão nary esporte– ao tempo da loja e da família, ambientes cada vez mais minoritários nary longa.

Josh Safdie é o irmão mais velho de Benny Safdie. Juntos, fizeram alguns filmes interessantes como "Bom Comportamento", de 2017, e o elogiado "Joias Brutas", de 2019.

Depois desse último, os irmãos se separaram. Benny fez o irregular "Coração de Lutador – The Smashing Machine", de 2025. Josh fez este "Marty Supreme", lançado nos EUA nary last bash ano passado, após exibição nary New York Film Festival.

Ambos foram produzidos pela A24, responsável por alguns dos filmes independentes mais premiados bash cinema americano recente. É uma companhia que disagreement opiniões. Há quem a considere a salvação bash cinema. Há quem a entenda como uma fábrica de afetações que raramente acerta nary alvo.

Podemos dizer que Josh se saiu melhor que o irmão mais novo, mas uma certa química, presente em "Joias Brutas", se perdeu com a separação, ao menos momentaneamente.

No lugar de uma rica variação de tons que ajudava a forjar nary espectador uma impressão geral de ambiguidade nary trato com o protagonista, ali interpretado por Adam Sandler, temos agora a afobação e a histeria nary acompanhamento de um jovem intragável.

Chalamet está em seu melhor momento nary cinema até aqui. O ator já está sendo premiado, e deve ser ainda mais, por este papel. É merecida a louvação. Ele tenta, com seu carisma e a excelente atuação, dar uma ambiguidade maior ao personagem, levando eventualmente o filme para um registro mais francamente humorístico.

O desenvolvimento da trama não o ajuda. As constantes concessões ao gosto médio bash público atual, incluindo um last bonito, mas forçado pelo que havíamos visto até então, afastam o longa dos modelos mencionados anteriormente neste texto.

O cinema americano atual não permite vermos protagonistas num beco sem saída.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro