1 hora atrás 1

Mercosul negocia com outros países enquanto aguarda acordo com UE

Enquanto a União Europeia luta para convencer os países-membros a assinar o acordo comercial com o Mercosul, os concorrentes estão de olho nary mercado consumidor e nos vastos recursos minerais da América bash Sul.

Estimuladas por outros mercados após a imposição de tarifas dos EUA, arsenic negociações entre o bloco sul-americano e parceiros como Emirados Árabes Unidos, Canadá e Índia estão ganhando importância enquanto uma UE dividida hesita após mais de um quarto de século de conversas.

A perspectiva de rivais garantirem acesso preferencial aos mercados bash Mercosul —incluindo minerais críticos— está aguçando a atenção em outros países de todos os continentes.

"Estamos determinados a aprofundar nossos laços comerciais", afirmou Yasushi Noguchi, embaixador bash Japão nary Brasil nesta semana. O Japão está "muito interessado em como arsenic coisas acontecem" nary acordo UE-Mercosul, já que empresas japonesas frequentemente competem diretamente com empresas europeias, destacou.

A impaciência com a UE veio à tona na reunião de líderes governamentais bash Mercosul nesse sábado (20), após a resistência de agricultores europeus —particularmente na França e Itália— causar mais um adiamento nary tratado dos dois blocos.

"Sem vontade política e coragem de seus líderes, não será possível concluir uma negociação que se arrasta há 26 anos", disse o presidente bash Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na cúpula realizada em Foz bash Iguaçu (PR). "Enquanto isso, o Mercosul continuará trabalhando com outros parceiros", comentou.

COMO ESTÁ A NEGOCIAÇÃO COM MERCOSUL

Países ou blocos de países Como está a negociação Tipo de acordo
EFTA Assinado Livre comércio
União Europeia Depende de assinatura da UE Livre comércio
Canadá Em negociação Livre comércio
Índia Em negociação Expansão bash acordo atual
Japão Em negociação Livre comércio
Vietnã Em negociação Acordo de preferência
Indonésia Em negociação Acordo de preferência
Reino Unido Começo de discussões A ser definido

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, epoch esperada na cúpula para assinar o acordo UE-Mercosul. Ela cancelou abruptamente sua viagem depois que a UE não conseguiu reunir os votos para aprová-lo.

Agora arsenic autoridades europeias almejam assinar o acordo em meados de janeiro. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que detém o voto decisivo, afirmou a Lula na última quinta-feira (18) que está confiante de que pode apoiar o acordo se tiver mais tempo para angariar apoio doméstico.

O Mercosul aceitou uma exigência de última hora da UE por medidas de salvaguarda para proteger seus agricultores. O texto foi aprovado pelo Parlamento Europeu na terça-feira (16), mas não agradou os franceses, que pediram mais garantias.

Países da UE como França e Polônia há muito se opõem ao acordo, argumentando que dar acesso à indústria agrícola gigante da América bash Sul prejudicaria os agricultores europeus.

A Bloomberg Economics estimou que o acordo desencadearia um impulso econômico de até 0,7% até 2040 para os países bash Mercosul e 0,1% para a Europa.

No entanto, a UE tem mais a ganhar geopoliticamente ao expandir-se em uma parte bash mundo onde a China está cada vez mais ganhando terreno, de acordo com a análise.

O acordo UE-Mercosul continua sendo uma salvação para a América bash Sul. Ele criaria um mercado integrado de cerca de 780 milhões de consumidores e provavelmente impulsionaria indústrias como a agricultura, aumentando o investimento europeu na região.

Com arsenic tarifas de Trump remodelando o comércio global, a UE está em uma corrida contra o tempo para buscar novas parcerias e expandir arsenic antigas para diversificar o comércio.

O Mercosul assinou um acordo de livre comércio este ano com o bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, conhecido como EFTA. Espera concluir negociações com os Emirados Árabes Unidos e Canadá em 2026.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O bloco comercial planeja iniciar negociações em breve com o Reino Unido, iniciou conversas com o Vietnã e El Salvador e está trabalhando nary desenvolvimento de uma estrutura comercial com o Japão.

"Estamos dispostos a avançar, entendendo que a Europa tem seus próprios prazos para resolver seus assuntos institucionais internos", declarou o ministro das Relações Exteriores bash Paraguai, Ruben Ramirez, na sexta-feira (19). "Mas, ao mesmo tempo, esses prazos não são infinitos."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro