1 mês atrás 5

Mídia e Marketing #225: Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing da Natura e Avon

Do Rock in Rio ao Círio de Nazaré: como a Natura tem aproveitado seus patrocínios para conseguir novos consumidores? O episódio #225 do programa Mídia e Marketing conversa com Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing, pesquisa e desenvolvimento de produtos da Natura e Avon - veja, acima, o programa completo.

Na entrevista, Tatiana ainda fala sobre venda 'por relações', sobre a fragmentação da atenção do consumidor, sobre sustentabilidade e sobre o 'share do nécessaire'. 'As pessoas têm um rol de marcas, mas só que aquelas que oferecem experiências conseguem dar um toque de emoção. E isso que vai gerar lealdade', diz a executiva.

Confira outros destaques:

Hoje, temos dois mil produtos de Natura e 700 de Avon, três milhões de consultoras e mil lojas na América Latina, além do e-commerce. Mas o começo de tudo foi no modelo de venda direta, que fala muito dos nossos valores, da nossa essência, sobre relações.
a partir de 2:03

A venda por relações, seja acontecendo presencial ou digital, cresce no modelo reputacional de forma muito mais forte. A Avon, por exemplo, foi a primeira empresa de relações sociais.
a partir de 4:07

A Natura sempre falou de sustentabilidade. A Natura nasceu assim. Nasceu com propósito de regeneração, de transformar desafios socioambientais em negócio.
a partir de 5:59

Ser sustentável pode significar ter um custo maior dentro da sua cadeia. Mas a Natura não abre mão disso.
a partir de 7:33

O mundo passou por uma polaridade que até era necessária para que as pessoas entendessem o que está acontecendo. Incluir não é excluir. Hoje, classifico as coisas que temos feito como uma inclusão ainda maior. É falar sobre respeito, é falar sobre amor -- coisas que todas as pessoas precisam.
a partir de 9:50

Quando não é genuíno para mim, não me toca. O que a gente tem procurado fazer é, de forma genuína, incluir todas as pessoas. Não basta fazer uma campanha incluindo todos os tipos de etnia. Precisamos entender as possíveis necessidades que essa pele pode ter, que essa pessoa pode ter.
a partir de 12:14

Não dá mais para a gente ter a atenção que tínhamos alguns anos atrás. Só nos últimos cinco anos, 200 novas marcas de maquiagem entraram no Brasil. Como trabalhamos isso? Primeiro, com um conhecimento profundo do seu consumidor.
a partir de 20:12

Os patrocínios existem pelo fato de aumentarem o relacionamento com o consumidor, que é curto. Também é uma grande tendência. Eu brinco que a gente divide o 'share do nécessaire'. As pessoas têm um rol de marcas, mas que só aquelas que oferecem experiências conseguem dar um toque de emoção, que vai gerar lealdade.
a partir de 24:40

Tivemos a entrada de 500 mil consumidores na nossa base por causa de patrocínios, pelos cupons entregues nos eventos. Isso mostra como dá resultado.
a partir de 28:08

Quando uma marca é forte, ela não perde equity. No ano passado, colocamos um time para cuidar desse reposicionamento da Avon. Ela vai continuar falando do poder do feminino e de como transforma o mercado.
a partir de 32:05

Hoje, a quantidade de meninos de 14 anos falando de perfume é impactante. A influência das conversas mudou muito a quantidade de homens falando dos produtos. A busca pelo bem-estar e pela longevidade também passa por isso.
a partir de 34:09

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

O Mídia e Marketing também está no Canal UOL, que pode ser assistido nas seguintes operadoras: Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074), Pluto TV, no UOL Play, no TCL Channel (canal nº 2750) e no LG Channels (canal nº 139).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro