A principal iniciativa nessa área é coordenada pelo Norad (North American Aerospace Defense Command, ou, Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte), órgão militar dos Estados Unidos e do Canadá criado em 1958.
A tradição completa 70 anos em 2025 e teve origem por acaso. Uma criança ligou por engano para a linha de emergência do comando ao tentar telefonar para o Papai Noel, após ver um anúncio de uma loja de departamentos em um jornal que foi impresso com um número errado.
O coronel Harry Shoup, de plantão na época, decidiu entrar no espírito natalino e ordenou que seus subordinados informassem às crianças a localização do trenó. Desde então, o Norad rastreia o Papai Noel todos os anos, começando pela noite do dia 24 de dezembro.

O sistema utiliza "radares mágicos", satélites e até "câmeras infravermelhas" para detectar o momento em que Rudolph, a rena de nariz vermelho, decola do Polo Norte. A plataforma oferece um site interativo com diversas atividades e um número de telefone, que é atendido pelos voluntários de plantão na noite de Natal.
Veja o rastreamento aqui.
Outras iniciativas
Sites de rastreamento aéreo real, como o Flightradar24 [veja aqui], também entram na brincadeira. Embora não tenham como monitorar o trenó, já que ele não usa a mesma tecnologia da plataforma, ela simula a rota do Papai Noel com uma aeronave especial, identificada como "SANTA1", "HOHOHO" ou "R3DNO53".
A rota mostrada pela plataforma nos últimos anos mostrou que o trenó sobrevoava as diversas regiões do planeta respeitando os fusos horários locais para "entregar presentes à meia-noite". A simulação atrai milhões de acessos por ano e é uma das mais populares entre crianças e adultos curiosos.

O Google também tem uma página com atividades que permitirá acompanhar o voo do Papai Noel quando ele começar. Veja aqui.
Apesar de ser uma iniciativa voltada ao entretenimento, a operação envolve tecnologia de ponta e equipes dedicadas. No caso do Norad, centenas voluntários atendem a chamadas e respondem a e-mails de crianças ao redor do mundo durante a noite de Natal.
Em 2024, o site foi acessado por usuários de mais de 200 países, segundo dados da organização. O "acompanhamento" se estende por cerca de 24 horas, tempo suficiente para o Papai Noel "visitar" todos os fusos horários do planeta.
Ao final da jornada, ele retorna ao Polo Norte e os sites voltam ao modo normal até o próximo ano.

Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro