2 semanas atrás 3

Ministro diz para dona de 99 que elétricos viraram assunto de Estado

Desde sua aquisição, a 99 passou a integrar a estratégia global da gigante chinesa, que pretende digitalizar o transporte urbano, partindo para a eletrificação de frotas.

Recentemente, o grupo anunciou a destinação de R$ 6 bilhões para financiamento e aluguel de veículos elétricos, especialmente motos para seus entregadores. A ideia é reduzir os custos da operação à metade, além das emissões de gases tóxicos.

Guerra com montadoras

A declaração de Silveira foi feita na reunião em que executivos da DiDi, na China, perguntaram sobre planos do governo brasileiro para a mobilidade urbana no Brasil.

Ela ocorre no momento em que as montadoras instaladas no Brasil se preparam para uma nova ofensiva contra o modelo de importação de kits para carros elétricos, principalmente da BYD, e de motocicletas.

A indústria local não resiste à tecnologia da eletrificação, mas quer que as montadoras chinesas invistam no país para ampliar o índice de nacionalização dos veículos. Elas não acham justa a competição com marcas que só fazem montagem de veículos no país. Por isso, defendem a manutenção de alíquotas mais elevadas para a importação de kits (partes prontas ou de peças).

Continua após a publicidade

O ministro Silveira disse que esse tema ganhou peso no governo e informou já ter enviado ofício propondo a criação do Departamento de Eletromobilidade para a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck.

Até o momento, não houve uma definição.

No entanto, Silveira disse que o departamento coordenará políticas públicas, articulará a expansão da infraestrutura de recarga, integrando ações com estados e municípios.

Ao anunciar a iniciativa, o ministro destacou que a eletromobilidade será tratada como política de Estado pelo Brasil.

O país possui mais de 570 mil veículos eletrificados em circulação, com vendas anuais superiores a 220 mil unidades, cerca de 9% do total de automóveis leves comercializados.

No transporte por aplicativo, a 99 reúne mais de 1 milhão de motoristas e atende cerca de 50 milhões de usuários em todo o território nacional, com crescimento gradual da adoção de veículos eletrificados.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro