10 meses atrás 12

'Modo ladrão' do Android: 5 coisas que você precisa saber sobre os recursos

O "modo ladrão" do Android é uma forma de se referir aos recursos de proteção contra roubo do sistema operacional do Google. As funções, lançadas em 2024, têm o objetivo de proteger o celular e as informações pessoais armazenadas em casos de roubo ou furto. Chamados de Bloqueio por Detecção de Roubo, Bloqueio Remoto e Bloqueio de Dispositivo Off-line, os recursos podem ser ativados pelas configurações do aparelho, em celulares com Android 10 ou mais recente. Abaixo, confira cinco coisas que você precisa saber sobre as funções e confira como ter mais segurança em seu smartphone.

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

1. Recursos foram testados no Brasil

2. Maioria das funções apenas bloqueiam a tela

Atualmente, os três recursos disponíveis no "modo ladrão" do Android realizam o bloqueio da tela do dispositivo. O Bloqueio por Detecção de Roubo bloqueia a tela quando sensores de IA reconhecem movimentos bruscos, como os de um puxão. Já o Bloqueio Remoto permite trancar o display após o roubo a partir do site Encontre Meu Dispositivo (google.com/android/find/lock), informando o número do telefone. Por fim, o Bloqueio de Dispositivo Off-line acontece de maneira automática. Ao detectar que o aparelho está há muito tempo desconectado da Internet, o sistema faz o bloqueio da tela.

O objetivo dos recursos é retardar a ação dos criminosos, e impedir que eles acessem as informações pessoais e dados sensíveis armazenados no aparelho. Ao trancar o display, o usuário ganha tempo para acessar o Encontre Meu Dispositivo e resetar completamente o celular, protegendo seus dados.

3. É preciso usar o Encontre Meu Dispositivo para apagar o celular

Como dito anteriormente, os recursos do "modo ladrão" servem, até o momento, apenas para retardar a ação dos criminosos, portanto, para evitar que as informações salvas no dispositivo roubado ou furtado, é preciso ativar a ferramenta Encontre Meu Dispositivo. A funcionalidade permite que os usuários localizem, bloqueiem e apaguem remotamente os dados do celular. Ao escolher a opção de apagar os dados, todas as informações armazenadas no dispositivo serão permanentemente deletadas, incluindo fotos, contatos, mensagens e aplicativos.

Para ativar o recurso, é preciso ir até as configurações do Android, tocar em “Segurança” e ativar a opção “Encontre Meu Dispositivo”. Feito isso, caso aconteça o roubo, basta acessar o site do Encontre Meu Dispositivo, logar com a conta Google usada no celular, e realizar o procedimento desejado. É válido destacar que o dispositivo deve estar conectado à conta Google, ter acesso à internet e a localização ativada.

 Reprodução/Gisele Souza Ativação do recurso Encontre Meu Dispositivo do sistema Android — Foto: Reprodução/Gisele Souza

4. É preciso ativar funções previamente para garantir a proteção

Os recursos de proteção contra roubo do Google não vêm ativados por padrão, portanto, para garantir a proteção do "modo ladrão" do Android, é preciso ativar os recursos no celular antes dos incidentes. Para isso, basta acessar as configurações do dispositivo e seguir alguns passos simples. Primeiro, vá até a seção "Segurança e privacidade" e selecione "Proteção contra roubo". Em seguida, ative a opção "Modo ladrão" e finalize as configurações.

 Reprodução/Google Ativação das funções do "modo ladrão" do Android — Foto: Reprodução/Google

Em janeiro deste ano, o Google anunciou a implementação de um novo recurso para o "modo ladrão" do Android, chamado Identity Check, que utiliza autenticação biométrica para garantir que somente o dono possa fazer qualquer modificação nas configurações críticas do aparelho em locais não usuais. Ao ativar a função, o usuário define seus locais de confiança e então a camada de segurança entrará em funcionamento automaticamente quando o dispositivo estiver em outros lugares. A novidade já está disponível para celulares Google Pixel, e chegará aos novos dispositivos Samsung em breve, sendo disponibilizada a outros Androids ao longo de 2025.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro