O Google anunciou, em janeiro, um novo recurso de segurança chamado Identity Check (Verificação de Identidade), projetado para proteger celulares Android contra roubos. A ferramenta exigirá autenticação biométrica (facial ou digital) para modificar configurações sensíveis do aparelho quando ele estiver fora de um local previamente definido como confiável pelo usuário. Disponibilizado nesta semana para smartphones Google Pixel, o recurso será lançado na linha Galaxy S da Samsung com a atualização One UI 7. Outros dispositivos da fabricante receberão o Identity Check ao longo de 2025. Confira mais detalhes abaixo.
Google lança novo recurso de segurança chamado Identity Check; confira detalhes — Foto: Reprodução/Pond5 Como funciona o Identity Check do Android?
A nova ferramenta restringe o acesso a diversas configurações de segurança do dispositivo e da Conta Google. Para ativá-la no Pixel, é preciso acessar as "Configurações" e ir até "Segurança e privacidade". Em seguida, tocar em "Desbloqueio do dispositivo" e depois em "Proteção contra roubo". Por fim, selecionar "Verificação de identidade". Após a ativação, é exigida uma nova autenticação biométrica (facial ou digital) para realizar as seguintes ações:
- Acessar senhas e chaves de acesso salvas com o Gerenciador de Senhas do Google;
- Preenchimento automático de senhas em aplicativos do Gerenciador de Senhas do Google, exceto no Chrome;
- Alterar bloqueio de tela, como PIN, padrão e senha;
- Alterar dados biométricos, como impressão digital ou desbloqueio facial;
- Executar uma redefinição de fábrica;
- Desativar o recurso "Encontre Meu Dispositivo";
- Desativar todos os recursos de proteção contra roubo;
- Ver lugares confiáveis;
- Desativar a Verificação de Identidade;
- Configurar um novo dispositivo com seu dispositivo atual;
- Adicionar ou remover uma Conta do Google;
- Acessar as opções do desenvolvedor;
- Alterar sua senha nas configurações da Conta do Google ou em “Esqueceu sua senha”;
- Adicionar ou alterar fatores de recuperação no dispositivo.
Vale destacar que, ao definir endereços de confiança, o usuário também estará sujeito às regras do Identity Check. Caso precise modificar alguma configuração crítica fora desses locais, será exigida a autenticação biométrica por impressão digital ou reconhecimento facial.
Recurso estará disponível para todos os celulares Samsung ainda em 2025 — Foto: Divulgação/Google O lançamento do Identity Check faz parte de um amplo pacote de proteção contra roubo liberado em 2024 pelo Google. Entre os recursos, é possível ativar um bloqueio automático da tela do smartphone caso o sistema detecte um movimento brusco ou se o aparelho permanecer off-line por um longo período. Além disso, o dispositivo também pode ser bloqueado remotamente por meio do número de telefone.
Veja também: Pasta Segura: como colocar senha em apps e arquivos do Android?
Pasta Segura: como colocar senha em apps e arquivos do Android?

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
18

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/n/c9AaGBRHufgLE3lCMnJg/michaela-benthaus.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro