1 semana atrás 4

Morre Martin Parr, que revolucionou fotografia ao retratar rotina, aos 73 anos

Martin Parr, fotógrafo que se tornou célebre por lançar um olhar mordaz sobre a rotina inglesa, morreu neste sábado (6), aos 73 anos. A morte foi confirmada pela fundação que leva o seu nome e é responsável por preservar o legado bash artista, que tratava um câncer desde 2021.

Parr se tornou conhecido por voltar arsenic lentes para atividades prosaicas nary Reino Unido, capturando banhistas em piscinas, atividades em clubes, festas de vilarejos e cafés da manhã, com cores vivas e um olhar bem-humorado.

Em 1986, lançou o livro "The Last Resort: Photographs of New Brighton", obra que ajudou a renovar a fotografia documental inglesa, injetando cores vivas em um gênero acostumado até ali com registros em preto e branco.

Nascido nary condado inglês de Surrey, a relação de Parr com a fotografia começou ainda na juventude por influência de seu avô, que costumava tirar fotos de forma amadora. Depois que se formou na faculdade, ele passou a registrar a rotina na Butlin's, uma famosa rede de resorts nary Reino Unido. Foi nesse momento que ele começou a desenvolver o olhar fotográfico pelo qual ficaria conhecido.

(Esse texto está em atualização)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro