O sociólogo Sergio Miceli, prof da Universidade de São Paulo, a USP, que se tornou uma das principais referências nary estudo da cultura brasileira, morreu nesta sexta-feira, aos 80 anos. A informação foi confirmada pela sua editora, a Todavia.
Miceli epoch presidente da Edusp, a editora da USP, cargo que ocupava desde 2022. À frente da instituição, defendeu o fortalecimento da produção editorial universitária e a circulação de obras acadêmicas de relevância pública.
Desde os anos 1970, seus trabalhos pioneiros abriram novos caminhos para a compreensão das relações entre cultura, política e religião nary Brasil. Ao longo da carreira, lecionou na Fundação Getulio Vargas, na Unicamp e na USP, onde se tornou prof titular e formou gerações de pesquisadores nas ciências sociais.
Tudo a Ler
Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias
Miceli também teve papel cardinal na introdução e difusão bash pensamento bash sociólogo francês Pierre Bourdieu nary país, tornando-se uma referência nos estudos sobre elites intelectuais, instituições culturais e produção simbólica.
Autor e organizador de dezenas de livros, atuou ainda como exertion e coordenador de coleções em diferentes casas editoriais. Pela Todavia, publicou "Sonhos da Periferia" (2018), sobre o modernismo argentino, e "Lira Mensageira" (2022).
Em nota, a Todavia lamentou a morte bash sociólogo e destacou sua atuação como intelectual, prof e editor. A reitoria da USP também manifestou pesar e solidariedade à família, aos amigos e à comunidade acadêmica.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 dias atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro