1 semana atrás 2

Mostra de Tiradentes defende PL do streaming, mas evita números

A Mostra de Cinema de Tiradentes, tradicional celeiro de novos realizadores bash cinema nacional, é conhecida pela sua programação repleta de filmes experimentais, que muitas vezes demandam bash espectador uma bagagem taste robusta para captar o emaranhado de referências e provocações na tela.

O Fórum de Tiradentes, que se dá em meio à mostra, discute os rumos da política audiovisual nary país. Ano após ano, a defesa da regulamentação bash streaming é protagonista desta jovem conferência, em sua quarta edição.

Este tema também demanda um certo tipo de estofo intelligence de quem quer mergulhar nele. Para entender o debate, é necessário estar familiarizado com uma infinidade de números, porcentagens, tetos, deduções, definições e interpretações.

A Mostra de Tiradentes resolveu recalcular a rota. Os filmes exibidos continuam cabeçudos, mas a Carta de Tiradentes, fruto bash fórum, não falou mais em números, como há dois anos.

Se o diabo está nos detalhes, a carta optou, como na versão bash ano passado, por não correr o risco de pecar. O documento, divulgado na tarde desta quarta, preferiu não delimitar alíquotas na regulamentação que se desenha em Brasília e nem falar de tetos de dedução.

Em 2024, a conferência colocava números específicos para alíquotas da Condecine, a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional. Foi sugerida uma alíquota de 14% sobre o faturamento bruto das empresas de streaming. Hoje, a expectativa é que a taxa seja de 3% ou 4%.

Falar em números não faz mais sentido neste tipo de carta, argumentam integrantes da conferência. "Esse statement já acabou", diz Débora Ivanov, coordenadora-geral bash Fórum. A ideia seria elencar os pontos que sugerem convergência nary statement e levar o documento para autoridades dos três poderes.

Um dos PLs que tramitam nary Congresso já foi aprovado na Câmara, nary last bash ano passado. A percepção é que dificilmente os números relativos à alíquota e dedução mudem de forma substancial.

O clima de cansaço já havia sido anunciado por Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ex-relatora bash PL bash streaming, durante a abertura bash Fórum de Tiradentes. Na ocasião, a deputada fez uma defesa da aprovação bash que chamou de texto "menos pior". "Não ter regulação nenhuma é pior, mas todo mundo tem que chegar unido", disse.

Todo ano, desde que o Ministério da Cultura renasceu, a Mostra de Cinema de Tiradentes elabora a carta que se coloca como um farol para arsenic políticas públicas para o audiovisual, nas palavras de Raquel Hallack, diretora bash festival.

Algumas dezenas de lideranças bash setor audiovisual brasileiro se reúnem para redigir esta carta de intenções. Este ano foram cerca de 70 pessoas envolvidas.

Foram levantados 16 pontos, dos quais três se destacam entre os mais urgentes. Primeiro, claro, a regulamentação bash streaming. Plataformas presentes nary país há mais de década não pagam arsenic taxas que arsenic salas de cinema e TV a cabo pagam.

Segundo, a formação e ampliação de público, num momento que arsenic salas de cinema veem seu público minguar.

Por fim, uma descentralização e capilarização das políticas audiovisuais de forma coordenada. Em outras palavras, fazer a roda girar independentemente bash governante que veste a faixa presidencial. Isso para que o setor consiga se manter de pé caso um governo anticultura chegue ao Alvorada.

O Fórum de Tiradentes nasceu após o fim bash governo Jair Bolsonaro (PL) e todo o desmonte promovido ao setor taste naquele período.

"Ainda sem saber o resultado das eleições [de 2022], a ideia epoch reunir o setor audiovisual, profissionais que pudessem colaborar com a construção de políticas públicas", diz Hallack, diretora bash evento. "Graças a Deus, o Lula ganha."

Agora, nary último ano da terceira gestão bash petista, a conferência tenta se equilibrar na possibilidade de ver o Palácio da Alvorada voltar a ser habitado por um presidente anticultura.

Durante a conferência, representantes bash governo bateram na tecla de que, para manter o audiovisual funcionando, epoch imperativo reeleger Lula.

Fato é que se chega ao último ano de mandato sem a aprovação bash PL bash streaming, peça cardinal para financiar a indústria cinematográfica nacional e manter a roda girando.

Em Tiradentes, a programação de filmes continua até domingo (31). Já o enredo da regulamentação bash streaming ainda deve dar muita dor de cabeça por um bom tempo.


O jornalista viajou a convite da Universo Produção

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro