O QR Code (sigla para Quick Response Code, em inglês) é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser escaneado por celulares Android e iOS. O código facilita diversas tarefas do dia a dia, como pagamentos e outras transações financeiras, acesso a sites, autenticação de contas e compartilhamento de informações de forma rápida e prática. No entanto, a essa tecnologia também é utilizada por golpistas, que criam códigos QR falsos para direcionar vítimas a sites ou apps maliciosos com o intuito de roubar dados sensíveis e aplicar outros golpes. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com dicas para você identificar um QR Code falso e não cair em golpes.
Não caia em golpes! Saiba como identificar um QR Code falso — Foto: Reprodução/Getty Images O QR Code serve para facilitar e agilizar o acesso a serviços digitais. Com a leitura do código, é possível abrir sites sem precisar digitar a URL, além de participar de ações de marketing, como promoções e obtenção de cupons de desconto. Outra funcionalidade importante do QR Code está nos pagamentos e transações financeiras online, como transferências via Pix, que podem ser realizadas apenas escaneando o código.
Além disso, o QR Code é útil para compartilhar informações, como cardápios de restaurantes, perfis em redes sociais e até dados de conexão Wi-Fi. No campo da segurança, o código também é utilizado para verificar e autenticar acessos a sistemas, garantindo mais segurança, privacidade e praticidade.
Como identificar um QR Code falso? Veja 4 dicas
1. Verifique se o QR Code foi alterado fisicamente
Antes de escanear um QR code, observe com atenção se ele não foi adulterado. Em alguns estabelecimentos, é comum que os códigos sejam atualizados, como em restaurantes com cardápios digitais. No entanto, golpistas podem colar um código QR falso sobre o original para enganar os usuários. Caso note alguma sobreposição ou sinal de alteração, desconfie e avalie se realmente vale a pena escaneá-lo.
2. Observe o contexto do QR Code
Outra forma de evitar golpes envolvendo códigos QR falsos é prestar atenção ao contexto em que eles aparecem. Encontrou um QR code colado em um poste com uma mensagem chamativa? Mesmo que bata a curiosidade para saber o que é, evite escaneá-lo. Nem sempre será um golpe, mas é melhor agir com cautela. O mesmo cuidado deve ser aplicado a códigos QR recebidos por e-mail ou folhetos suspeitos. Se o conteúdo parecer estranho ou duvidoso, não aponte a câmera do celular e não se arrisque.
Saiba como identificar QR Code falso — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 3. Verifique o site para o qual o QR Code leva
Ler um QR code não significa que você caiu em um golpe automaticamente. O risco está para onde ele te redireciona. Se a leitura sugerir o download de um aplicativo, certifique-se de que o software está hospedado nas lojas oficiais, como a Google Play Store ou a App Store. Caso o código QR o direcione para um site, verifique atentamente a URL e todos os detalhes da página. Criminosos podem usar códigos falsos para aplicar fraudes, especialmente por meio da tática conhecida como phishing.
4. Use um aplicativo de leitura de QR code seguro
Embora a maioria dos smartphones mais recentes já venha com um leitor de QR code embutido, os modelos mais antigos ainda dependem de aplicativos específicos para essa função. Se for o caso, é essencial escolher um aplicativo confiável e seguro para isso. Softwares como o Trend Micro, por exemplo, realizam uma verificação completa do código e alertam sobre possíveis ameaças ao acessar um site externo.
Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar
'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
146

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/t/Lb3aWQSwegIfp6KtoWRg/globo-canal-4-20230720-1959-frame-132937.jpeg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro