1 ano atrás 25

Nova Meta AI no WhatsApp pode ler suas conversas? O que diz a empresa

A IA salva o que já foi dito a ela para usar em oportunidades futuras. Quando você interage com a IA durante uma conversa, o recurso guarda detalhes de contexto e também sobre você para continuar o bate-papo. Por exemplo, se você disser à inteligência artificial que gosta de comida japonesa, ele poderá salvar esse detalhe. Dessa forma, se mais tarde você perguntar sobre restaurantes de que talvez goste em alguma cidade, o recurso recomendará restaurantes japoneses.

Além disso, a Meta também vai olhar as mensagens enviadas à IA para melhorar os próprios serviços e recursos, e para rodar pesquisas. Como WhatsApp, Instagram e Facebook possuem cada um mais de 2 bilhões de usuários, a empresa criou o maior laboratório de treinamento de IA do mundo.

Inclusive, um atrito entre Meta e autoridades brasileiras atrasou o lançamento da Meta AI no Brasil. Apesar de ter sido lançada em outubro, a funcionalidade havia sido programada para chegar no país em julho. No entanto, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) publicou sanção administrativa que suspendeu a política de privacidade da empresa norte-americana, impedindo que a empresa usasse dados de cidadãos brasileiros para treinar modelos de inteligência artificial.

Medida da ANPD foi resultado de ação anterior da Meta. Segundo o órgão, a Meta desenvolvia seus modelos de IA usando dados de contas do Facebook e do Instagram sem solicitar a devida autorização para os donos dos perfis. A restrição foi suspensa após a empresa se comprometer a tornar o processo mais transparente aos usuários, como alertas mais claros sobre o uso de dados pessoais e emails sobre o procedimento adotado pela empresa no recurso de inteligência artificial.

*Com reportagem publicada em 24/10/2024 e informações da AFP e da Folha de S. Paulo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro