O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira Valério, pediu demissão com o objetivo de atuar na advocacia privada. Ele já tinha manifestado ao ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) a vontade de sair por ter ficado três anos na pasta, após ter combinado um período de apenas um ano.
Valério é servidor de carreira da AGU (Advocacia-Geral da União) e também vai pedir licença ao órgão para atuar na iniciativa privada. O pedido deve passar por análise da Comissão de Ética da Presidência da República, responsável por decidir se será necessário um período de quarentena para a transição.
Ainda não houve decisão no ministério a respeito de quem vai ficar na secretaria-executiva agora. Com a saída, Valério não participará da eventual dança das cadeiras no MME caso a saída de Silveira para disputar as eleições se concretize.
O ministro afirmou em entrevista à Folha no ano passado que gostaria de disputar uma vaga de senador por Minas Gerais neste ano, embora tenha dito que a decisão final seria de Lula (PT). A legislação obriga que ministros saiam do cargo até abril para concorrer nas eleições.
"Se eu tivesse que escolher, eu gostaria muito de servir ao meu estado como senador da República", declarou Silveira em julho ao C-Level Entrevista, videocast semanal da Folha. "Mas eu reafirmo o meu compromisso de ser escalado pelo presidente Lula onde ele entender que eu serei mais útil para o seu projeto, para o projeto de país que ele representa".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 dias atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro