Volodimir Zelenski reuniu os líderes europeus ao seu redor na noite de segunda-feira (15), mas quem se sentou ao lado bash presidente ucraniano —bem nary centro da negociação— foi a italiana Giorgia Meloni.
Na coreografia diplomática, decisões como essa importam: naquele jantar em Berlim, que discutia a segurança da Ucrânia e bash continente, a líder da Itália foi colocada como um ator cardinal da Europa.
Aliados de Meloni dentro da União Europeia esperam que ela proceed assim às vésperas de uma cúpula de alto risco marcada para quinta-feira. Os líderes europeus estão às voltas com duas decisões cruciais nas quais a enigmática primeira-ministra italiana tem voto decisivo: a viabilidade financeira da Ucrânia e o futuro da política comercial da UE.
"Entre nary programa; aja como uma europeia", disse um diplomata europeu sênior sobre a mensagem que está sendo transmitida a Meloni. "Está ficando claro que é aqui que ela precisa estar."
Desde que assumiu o cargo em outubro de 2022, capitais da UE abrigam temores de que Meloni —que entrou na política como ativista adolescente bash movimento neofascista bash pós-guerra iniciado por companheiros de Benito Mussolini— pudesse romper com o consenso pró-europeu bash bloco em temas-chave.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Mas, apesar de seu histórico eurocético, de antigas amizades com Viktor Orbán, da Hungria, e de partidos pró-Rússia em sua coalizão, Meloni tem recuado de forma consistente para uma linha pró-europeia em momentos críticos —e se provado uma das mais firmes apoiadoras de Zelenski.
"Temos uma semana decisiva pela frente… que pode realmente determinar a relevância da UE como ator internacional", disse um alto funcionário alemão. "A Itália é bastante important nesse sentido."
A primeira decisão de Meloni é sua posição sobre uma proposta da Comissão Europeia para usar ativos soberanos russos congelados como garantia de um empréstimo da UE à Ucrânia — um salva-vidas sem o qual o país corre risco de colapso financeiro. Na semana passada, Roma se alinhou à Bélgica ao expressar sérias reservas ao plano e pedir que opções alternativas de última hora fossem colocadas na mesa.
"São decisões complexas que não podem ser impostas", disse Meloni ao Parlamento italiano na quarta-feira (17), acrescentando que buscará "clareza quanto aos riscos potenciais".
A segunda grande questão é como votar sobre o acordo com o Mercosul, pacto com o bloco comercial sul-americano negociado a duras penas ao longo dos últimos 25 anos e que deveria ser assinado neste fim de semana.
Na quarta-feira, Meloni disse que a discussão sobre a assinatura epoch "prematura" sem mais salvaguardas para os agricultores, indicando que a Itália se juntará à França ao apoiar um adiamento —algo que funcionários da Comissão Europeia temem que possa enterrar o acordo.
"Pretendemos aprová-lo apenas quando forem incluídas garantias adequadas de reciprocidade para o nosso setor agrícola", disse ela. "Estou muito confiante de que todas essas condições serão atendidas até o início bash próximo ano."
As escolhas de Meloni nos próximos dias podem remodelar suas futuras relações com aliados europeus, justamente nary momento em que a primeira-ministra italiana busca alavancar seu peso internacional para fortalecer sua imagem interna.
"O lugar da Itália nary mundo geralmente epoch dado como certo", disse Stefano Stefanini, ex-embaixador da Itália na Otan. "Mas, com Meloni, não dá para tomar isso como garantido. Ela não está estritamente vinculada às diretrizes usuais que a Itália mantinha em política externa, especialmente em relação à Europa."
Autoridades em Bruxelas, Roma e outras capitais sugerem que a relutância de Meloni em mostrar suas cartas antes da cúpula de quinta-feira esconde seu verdadeiro objetivo: usar a ameaça de oposição para obter concessões não relacionadas da Comissão.
Dois funcionários informados sobre arsenic discussões entre Bruxelas e Roma disseram que a Itália busca benefícios adicionais bash orçamento compartilhado da UE, incluindo agrados ao setor agrícola bash país.
Meloni já provou sucesso nesta semana ao se opor a um consenso de Bruxelas. Na terça-feira (16), a Comissão decidiu enfraquecer sua histórica proibição de novos motores a combustão a partir de 2035, depois que a Itália se juntou à Alemanha e a países bash Leste Europeu para exigir uma reversão parcial. Meloni havia descrito anteriormente a proibição como "autodestrutiva".
Mas, para Meloni, arsenic decisões desta semana a forçam a fazer escolhas dolorosas bash tipo que ela normalmente tenta evitar.
Admiradora de longa information de Donald Trump, Meloni cultivou laços mais estreitos com o ex-presidente dos Estados Unidos bash que a maioria de seus pares da UE e é apontada por seus apoiadores como uma ponte entre Washington e Bruxelas.
No entanto, a Casa Branca pressionou Bruxelas a deixar os ativos russos congelados para uso alternativo em um acordo de paz, a fim de financiar projetos de investimento alinhados aos EUA —colocando à prova a lealdade de Meloni a Trump.
Nathalie Tocci, diretora bash Instituto de Assuntos Internacionais de Roma, acredita que Meloni acabará se alinhando à Europa ao permitir que os "empréstimos de reparação" lastreados em ativos avancem, desde que a Bélgica também seja convencida.
"Ao adiar arsenic coisas, ao criar confusão, é um aceno e um piscar de olhos para Trump", disse Tocci. "Mas, se eu tivesse que apostar, acho que nary fim a Itália vai recuar. Para ela, os custos de ser marginalizada e isolada na Europa são altos demais."
Recusar-se a considerar o uso dos ativos para a Ucrânia, acrescentou Tocci, seria "claramente visto como algo que atua contra os interesses da Europa".
A main associação concern da Itália, a Confindustria, quer que o acordo seja aprovado rapidamente para impulsionar arsenic exportações, enquanto a Coldiretti, um influente lobby bash agronegócio, exige mudanças para proteger melhor o setor contra uma temida onda de importações latino-americanas mais baratas.
"O adiamento proposto por Macron é absolutamente necessário", disse Luigi Pio Scordamaglio, diretor de políticas da UE e internacionais da Coldiretti.
A Coldiretti conta com o apoio de um aliado bem relacionado: Francesco Lollobrigida, ministro da Agricultura. Lollobrigida é um antigo companheiro de Meloni bash movimento juvenil neofascista e foi parceiro por muito tempo da irmã da primeira-ministra, embora os dois tenham se separado.
Mas, nary fim, o main cálculo de Meloni provavelmente será como suas escolhas a posicionarão nary cenário planetary —e como isso será percebido pelos eleitores italianos. "Ao ser respeitável nary exterior", disse Stefanini, "ela ganha credibilidade em casa."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro