O Monstro de Florença é uma nova minissérie de suspense true crime da Netflix que estreou na última quarta-feira (22) e tem feito sucesso no serviço de streaming chegando ao topo das mais assistidas. A obra em quatro episódios explora o caso real do serial killer Il Mostro di Firenze em Florença, na Itália, inspirado pelas investigações dos eventos entre o final dos anos 60 e meados dos 80. A série é estrelada por Liliana Bottone (Parthenope - Os Amores de Nápoles), Marco Bullitta (A Arma Secreta) e Francesca Olia (Timor) e criada por Leonardo Fasoli e Stefano Sollima.
Entretanto, como o caso real, o final do seriado tem causado algumas dúvidas entre os assinantes do streaming. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o Monstro de Florença na Netflix e seu final explicado sobre quem seria o assassino. Vale lembrar que essa matéria tem spoilers sobre a conclusão!
O Monstro de Florença é nova minissérie em 4 episódios da Netflix que explora a história de serial killer que matava casais na Itália — Foto: Reprodução/Netflix - O Monstro de Florença é inspirado em crimes reais ocorridos entre 1968 e 1985. O caso começou com Stefano Mele, que confessou matar a esposa, mas anos depois sua arma foi ligada a outros assassinatos, reabrindo a investigação.
- Durante os interrogatórios, Stefano muda várias vezes sua versão, alegando depois que protegeu outro criminoso por medo. Ele então acusa Francesco Vinci, desviando a atenção da própria família Mele.
- As famílias Mele e Vinci se tornam o foco das investigações. Giovanni Mele dá detalhes do primeiro assassinato e implica parentes, enquanto Francesco e Salvatore Vinci, ambos ligados a Barbara Locci, também viram suspeitos.
- Salvatore Vinci é retratado como o principal vilão, mas nunca foi condenado por falta de provas. Após sua absolvição e desaparecimento, os crimes cessam, levantando suspeitas de que ele pudesse ser o verdadeiro assassino.
- A série conclui que o caso segue sem solução. Nenhum dos acusados foi definitivamente condenado, e até mesmo Petro Pacciani — o último suspeito, condenado e depois absolvido — morreu antes de um novo julgamento, mantendo o mistério vivo.
Sinopse de O Monstro de Florença
A série acompanha as investigações ao redor de uma sequência de assassinatos que vitimaria 16 casais no total durante 1968 e 1985. O serial killer apelidado pela imprensa como O Monstro de Florença (Il Mostro di Firenze) atacava casais que paravam na beira das estradas para momentos de intimidade e os matava com tiros de uma pistola Beretta calibre 22. Após as mortes, normalmente os corpos das mulheres eram mutilados, especialmente na região genial, levando a investigação a considerar que elas eram os reais alvos de uma raiva misógina do assassino.
A história da minissérie começa após o quarto homicídio, em 1982, quando ainda sem qualquer pista, a promotora Silvia Della Monica começa a dar passos mais ousados. Entre eles, mentir para a imprensa que a vítima havia conseguido dar uma descrição detalhada do assassino e investigar mais a fundo casos semelhantes antigos em busca de conexões.
Ambas as ações começam a agitar os suspeitos e colocar a investigação novamente em andamento. Conforme novos suspeitos são descobertos, exploramos seus pontos de vista em flashbacks onde a relação entre Stefano Mele e Barbara Locci, vítima de um casamento forçado e abusos, se torna grande pivô da história.
A promotora Silvia Della Monica, interpretada por Liliana Bottone, lidera a caçada ao Monstro de Florença — Foto: Divulgação/Netflix Elenco de O Monstro de Florença
O elenco conta com a promotora Silvia Della Monica, interpretada por Liliana Bottone e uma série de suspeitos. Entre eles: Stefano Mele, papel vivido por Marco Bullitta (A Arma Secreta); Salvatore Vinci, interpretado por Valentino Mannias (Miriam - Il diario); Francesco Vinci, pelo ator Giacomo Fadda (Para Roma com Amor); e Giovanni Mele, vivido pelo ator Antonio Tintis (Happy Days Motel). Há também a personagem de Barbara Locci, interpretada por Francesca Olia, do filme Timor, que ganha destaque durante os flashbacks.
Os eventos traumáticos vividos por Barbara Locci em O Monstro de Florença se tornam pivô de vários acontecimentos posteriores — Foto: Reprodução/Netflix O Monstro de Florença é baseada em uma história real?
Sim, a história de O Monstro de Florença é baseado em uma série de crimes reais entre os anos de 1968 e 1985. O suspeito original, Stefano Mele, havia confessado no passado o assassinato de sua esposa Barbara Locci. Porém, após cumprir uma pena de 13 anos, a arma usada por ele no crime acaba conectada aos assassinatos cometidos pelo serial killer, abrindo toda uma nova linha de investigação.
O que Stefano diz para os detetives na série?
A história de Stefano Mele se altera diversas vezes durante as investigações. Após confessar o assassinato de sua esposa e cumprir a pena pelo crime, ele afirma que não era culpado e estava acobertando outro criminoso por temer por sua própria segurança e a de seu filho, jogando a culpa para Francesco Vinci, direcionando a investigação para longe da família Mele.
Stefano Mele mudou sua história várias vezes em O Monstro de Florença e mesmo após cumprir 13 anos de pena apontou outro culpado — Foto: Divulgação/Netflix Por que Francesco deixa a polícia o levar?
Há dois momentos na história em que Francesco é levado pela polícia por motivos diferentes. Quando jovem, enquanto vivia um caso com sua amante Barbara na casa de Stefano, ele é acusado por sua esposa pelo equivalente a "Abandono do lar" e acaba preso por seis meses. Já mais velho, quando a polícia o procura sob suspeitas de que seja o Monstro de Florença, ele tenta fugir, mas acaba sendo capturado apesar de suas tentativas. Mesmo se dizendo inocente, ele não tem alternativa a ser levado pela polícia.
Quem são os membros da família suspeitos do crime?
Há duas famílias intrinsecamente envolvidas nas investigações: os Mele e os Vinci. Stefano Mele foi condenado por matar sua esposa Barbara Locci e por sua arma ter sido também usada em outros assassinatos do Monstro de Florença, se torna um suspeito. Porém, seu irmão Giovanni Mele e seu cunhado Piero Mucciarini aparentam também estar envolvidos. Giovanni revela vários detalhes sobre o primeiro assassinato do serial killer e os reencena com uma mulher chamada Iolanda, que consegue escapar. A polícia também encontra uma nota escrita pelo próprio na qual direciona a confissão de Stefano para afastar suspeitas da família Mele.
Enquanto isso, ambos Francesco Vinci e Salvatore Vinci estiveram envolvidos com Barbara Locci e até houve um relacionamento entre Stefano Mele e Salvatore Vinci. Francesco é acusado por Stefano, supostamente a mando de Giovanni Mele, porém, não há evidências suficiente para conectá-lo aos homicídios. Salvatore Vinci é mostrado como o vilão da história, mas sem conseguirem condená-lo pelos crimes do serial killer, o acusam pela morte de sua primeira esposa. A falta de evidências e um testemunho de Stefano Mele parecem livrá-lo da condenação. Após esse julgamento ele desapareceu e os ataques do Monstro de Florença se encerraram.
Francesco Vinci é apontado como suspeito no segundo episódio de O Monstro de Florença — Foto: Divulgação/Netflix Salvatore Vinci é o assassino?
A série dá a entender que Salvatore Vinci seria o assassino real, relacionando seu desaparecimento e o fim dos ataques do Monstro de Florença como uma coincidência curiosa, mas a realidade é muito mais complexa. Até hoje, não se sabe quem foi o Monstro de Florença e a polícia nunca conseguiu encontrar evidências o bastante que pudessem dizer com certeza quem seria o culpado.
O assassino foi pego na vida real?
Como mencionado, na vida real, o assassino real nunca foi preso, ou condenado, caso de fato fosse algum dos suspeitos. Nunca houve evidências conclusivas o bastante que apontassem com certeza para algum dos investigados. Em algumas ocasiões, enquanto um dos suspeitos estava preso, um novo assassinato ocorria sob o mesmo modus operandi, forçando a polícia a descartar a possibilidade que ele fosse o assassino.
Ao final da série, é mencionado um último investigado chamado Petro Pacciani, um fazendeiro acusado de abusar de suas filhas, e que chegou a ser condenado por sete dos oito homicídios de casais. No entanto, sua condenação foi anulada e ele faleceu antes que fosse realizado um novo julgamento. Também há a teoria que Pacciani liderasse um grupo responsável pelos assassinatos e dois de seus supostos cúmplices foram presos e condenados, um deles tendo confessado os crimes, porém havia inconsistências em seus relatos.
Salvatore Vinci é mostrado na série como o possível Monstro de Florença, mas na vida real nunca houve uma conclusão satisfatória para o caso — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro Séries parecidas com O Monstro de Florença para assistir
Para espectadores que curtiram O Monstro de Florença, uma das escolhas mais óbvias é a série "Monstros" da Netflix com temporadas sobre assassinos reais como Jeffrey Dahmer (2022), os irmãos Lyle e Erik Menendez (2023), Ed Gein (2025) e, futuramente, Lizzie Borden. Uma outra boa opção que mostra como a cultura misógina se transformou através dos anos, mas continua causando mortes, é a série Adolescência (2025), também da Netflix, muito premiada pelo Emmy em 2025.
Para entender um pouco melhor o mundo dos assassinos seriais, vale ainda assistir a excelente série da Netflix, Mindhunter (2017), sobre a criação da divisão de análise comportamental do FBI que viria a cunhar o termo "assassino em série" (serial killer). Infelizmente, a obra ficou inacabada com apenas duas temporadas.
A série Monstros da Netflix com casos como o de Jeffrey Dahmer é a melhor aposta para espectadores que curtirem O Monstro de Florença — Foto: Reprodução/Netflix 🎥VERDADES E MENTIRAS DO CASO ED GEIN — Análise da série Monstro: a História de Ed Gein
VERDADES E MENTIRAS DO CASO ED GEIN — Análise da série Monstro: a História de Ed Gein

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 horas atrás
1

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/v/U/s87iPwRg6NQaxEwWxBFg/captura-de-tela-2025-07-28-123229.png)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/F/q/ByV8JqQoernkw4tEgx4g/design-sem-nome-4-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro