2 semanas atrás 2

'O problema da dívida tem a ver com o juro real', diz Haddad

A culpa pelo aumento da dívida, segundo Haddad é do "juro real". "O problema da dívida tem a ver com o juro real", afirmou o ministro sobre a dívida pública, atualmente em 79% do PIB. "Estamos subindo o sarrafo das exigências", disse ele, antes de convidar ex-ministros da Fazenda para debate: "Estou disponível para conversar", afirmou.

Atualmente os juros da economia brasileira são de 15% ao ano. Já o juro real desconta a inflação do período.

Economia e eleições

Haddad disse ainda a economia não será decisiva para a definição as próximas eleições presidenciais no mundo. "A economia no mundo inteiro está sendo um elemento muito importante, mas não necessariamente decisivo para ganhar ou perder uma eleição", afirmou o ministro.

Ministro afirma que a condição econômica perde lugar no ranking dos temores nacionais. Haddad recorda que o último levantamento Datafolha indicou que o percentual de brasileiros preocupados com o assunto caiu de 22% para 11% entre abril e dezembro. "Nós estamos falando que um a cada 10 considera a economia o principal problema", afirmou ele, que reconhece a possibilidade de um percentual maior em pesquisas que possibilitam múltiplas escolhas.

Outros temas galgaram degraus, como a segurança pública e o combate à corrupção. Então, isso para dizer que eu não acredito que a economia vai derrotar o governo e pode ser que não eleja o governo.
Fernando Haddad

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro