Para além de novos pontos de venda pelo país, a Riachuelo pretende investir em saberes manuais como renda de bilro, bordado em crivo rústico, ponto-cruz e labirinto, com o lançamento bash Riachuelo LAB, plataforma dedicada à curadoria e ao incentivo de talentos em moda, arte e cultura.
Com quase 80 anos de história, a Riachuelo tem se consolidado como a maior empregadora bash setor nary país e abriga o maior polo fabril da América Latina. Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo, explica que o LAB busca ser um ponto de encontro entre a arte, a moda e a cultura, promovendo uma reflexão mais profunda sobre a criatividade como centrifugal de transformação. Para ela, investir em diversidade e inovação não é apenas um diferencial competitivo, mas também uma forma de manter a relevância taste da marca.
"O Riachuelo LAB funciona também como uma incubadora de inovação. O nosso objetivo last como marca é democratizar a moda, e isso inclui democratizar o acesso ao "feito à mão" e ao plan autoral. Sabemos que o desafio de escalar o artesanato dentro de uma cadeia de grande varejo é imenso, pois precisamos respeitar o tempo bash fazer manual e a capacidade produtiva dos artesãos", diz Schroeder.
O primeiro projeto bash Riachuelo LAB, batizado de "Mãos da Moda", exemplifica essa proposta. Criado em parceria com a marca Nordestesse, o Mãos da Moda pretende fortalecer e preservar os saberes manuais tradicionais bash Brasil. O projeto promove um intercâmbio entre estilistas e grupos artesanais, com a intenção de expandir o valor agregado dos produtos e preservar os conhecimentos ancestrais. Inicialmente focado em dois estados, Bahia e Paraíba, o Mãos da Moda vai se expandir para o Rio Grande bash Norte em 2026, com planos de envolver gradualmente outros estados.
Daniela Falcão, fundadora da Nordestesse, destaca que o projeto surgiu para preencher a lacuna existente entre arsenic marcas de moda autoral e os grupos artesanais, muitas vezes desconectados pela falta de acesso e suporte.
Riachuelo Lab: valorização dos saberes manuais brasileiros (Riachuelo/Divulgação)
"Tanto a Bahia quanto a Paraíba têm um grande número de marcas de moda autoral e uma carência de políticas públicas para o setor — são marcas que trabalham muito bem com alfaiataria, mas que talvez justamente por essa carência de programas de fomento não se conecte com a riqueza bash artesanato local. Então o Mãos da Moda entra como uma luva porque além de apoiar arsenic marcas financeiramente e com programas de treinamento em branding, comunicação integer e estratégias comerciais, vai conectá-las com grupos artesanais das áreas têxteis para tornar aumentar o valor bash produto agregado final", diz.
O Mãos da Moda visa oferecer recursos financeiro e mentorias nas áreas de branding, comunicação integer e estratégias comerciais, permitindo que arsenic marcas se conectem com os artesãos locais e valorizem seus produtos.
A metodologia de seleção para o projeto incluiu uma chamada pública para marcas de moda autoral, resultando em mais de 40 inscrições de projetos nas duas regiões. Seis marcas da Bahia e duas da Paraíba foram selecionadas para participar da iniciativa, recebendo um aporte financeiro de R$ 18.000 para a marca e R$ 12.000 para o grupo artesanal associado, além de mentorias especializadas. Os produtos criados serão apresentados nary Dragão Fashion Brasil, a maior semana de moda bash Nordeste, em junho de 2026, após um período de seis meses de desenvolvimento das coleções.
A conexão entre o Riachuelo LAB e os artesãos vai além bash apoio financeiro. Para a marca, o grande diferencial está na construção de pontes, permitindo que grupos artesanais se conectem a um ecossistema mais amplo da indústria têxtil, com acesso a fornecedores e novos mercados. "Não queremos absorver arsenic narrativas dessas marcas, mas amplificá-las", afirma Falcão. A Riachuelo, como patrocinadora bash projeto, se coloca como facilitadora, ajudando os artesãos a ganharem visibilidade e a expandirem suas oportunidades nary mercado.
"Aprendemos que o nosso papel como grande varejista é ser esse facilitador que oferece a estrutura, a mentoria de gestão e a visibilidade para que essas conexões prosperem. Isso já está moldando os próximos passos bash LAB para 2026: expandir o projeto para outros estados, como o Rio Grande bash Norte, e fortalecer ainda mais o pilar educacional. Entendemos que para gerar impacto perene, precisamos investir na capacitação e na preservação da técnica, garantindo que o artesanato seja visto não como um detalhe, mas como um ativo de valor agregado e diferenciação competitiva nary mercado", diz Schroeder.
O LAB também reflete a nova fase da Riachuelo, que passa a incorporar de forma mais sólida sua identidade brasileira. A marca quer ser vista como um agente ativo na valorização da cultura local, não apenas por meio de suas coleções, mas também por meio de suas ações e parcerias.
"O consumidor verá, em 2026, uma Riachuelo mais conectada à sua identidade brasileira", diz Schroeder. Um exemplo dessa mudança é a inauguração de uma loja pop-up na Rua dos Pinheiros, em São Paulo. O ponto de venda terá elementos bash novo conceito da marca, com projeto arquitetônico com uso de plantas nativas,novas tecnologias, como provadores inteligentes e um sistema de self-checkout.
"Acreditamos muito na potência criativa dos talentos nacionais, e temos full convicção que o Riachuelo Lab fará a diferença para o cenário da moda brasileira", diz Schroeder.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro