A popularização da air fryer transformou a rotina de muita gente na cozinha, conquistando fãs ao prometer alimentos crocantes usando apenas circulação de ar quente em alta velocidade. Com ela, é possível preparar de tudo um pouco, de batatas fritas a carnes assadas, de forma mais saudável e prática, sem engordurar a casa. Diante de tanta versatilidade, surge a dúvida se a air fryer substitui outros aparelhos tradicionais como forno, fritadeira a óleo e micro-ondas.
Para responder essa pergunta, o TechTudo comparou a air fryer com quatro equipamentos de cozinha. Vamos descobrir em quais funções a fritadeira sem óleo se destaca, em quais aspectos ainda fica atrás e que perfil de uso combina com cada aparelho. Confira a seguir os comparativos, para saber se vale a pena aposentar o forno convencional ou o micro-ondas tendo uma air fryer em casa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/p/JnnSAhTpCkkgFVtxwpRA/fernandopodolski-29-.png)
📝 220 V ou 110 V? Veja como descobrir a tensão elétrica de um aparelho no Fórum do TechTudo
O que a Air Fryer pode substituir na cozinha? Compare com outros aparelhos
A air fryer pode ser um bom substituto para diversos eletrodomésticos, mas nem sempre é o aparelho certo para o que você precisa. A seguir, você confere como ela fica em comparação a outros clássicos da cozinha:
- Air fryer x Forno
- Air fryer x Fritadeira
- Air fryer x Micro-ondas
- Air fryer x Panela elétrica
A air fryer pode ser vista como um mini forno de convecção, ocupando pouco espaço na bancada e preparando porções menores. Em termos de funcionamento, a diferença principal está no ar circulante. O eletrodoméstico possui um ventilador interno, que faz o ar quente circular rapidamente pelo alimento, cozinhando e dourando de forma uniforme e acelerada. Já o forno comum cozinha com ar mais estático, aquecido por resistências ou chamas, o que pode levar mais tempo para atingir o mesmo nível de crocância.
No uso prático, isso significa que, para preparar lanches pequenos, a air fryer oferece rapidez e economia de energia. Já o forno se destaca quando é preciso assar grandes quantidades ou pratos volumosos, por exemplo, uma pizza grande, um peru inteiro ou múltiplas formas de bolo de uma vez. Nessas situações, a capacidade do forno não tem substituto na air fryer convencional. Além disso, pratos delicados com massa líquida ainda assam melhor em forno estático, pois a ventoinha da air fryer pode ressecar ou deformar preparações muito leves.
Veredito: A air fryer pode substituir o forno em diversas receitas do dia a dia, principalmente para porções menores ou para quem busca praticidade e rapidez, mas não aposenta totalmente o forno tradicional, principalmente quando o assunto são refeições familiares maiores ou certos assados específicos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/x/O/6I8L5FSDiSiDbDnRj0zg/chama-forno-a-gas.jpg)
2. Air fryer x Fritadeira
A air fryer nasceu justamente como alternativa à fritadeira tradicional de óleo. Enquanto a fritura convencional submerge os alimentos em óleo quente para deixá-los dourados e crocantes, o eletrodoméstico usa ar quente circulante para alcançar um resultado parecido. A grande vantagem está na saúde e na limpeza, conseguindo produzir petiscos usando pouquíssimo ou nenhum óleo adicional. Isso, por sua vez, reduz drasticamente as calorias e gorduras das receitas. Além disso, acaba com a sujeira e o perigo de trabalhar com óleo fervente.
Por outro lado, é importante reconhecer que a air fryer não faz absolutamente tudo que a fritadeira de imersão faz. Preparações com massa líquida ou muito úmidas, como tempurá ou empanados em massa de trigo, não se dão tão bem na air fryer. A fritadeira atinge uma crocância diferente, muitas vezes mais homogênea em certos empanados, e frita rapidamente grandes quantidades.
Veredito: Para a maioria das pessoas a air fryer substitui a fritadeira elétrica, com vantagens em praticidade, desde que se ajustem às expectativas. Talvez aquela coxinha ou batata frita fiquem 95% tão crocantes quanto na fritura clássica, o que já satisfaz pelo ganho em saúde e facilidade de limpeza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/4/p/5QCXQSSSSWwzCgrabJuA/copia-de-x-4-.jpg)
3. Air fryer x Micro-ondas
Apesar de ambos os aparelhos servirem para facilitar o preparo de alimentos, air fryer e micro-ondas funcionam de maneiras quase opostas. Um utiliza ondas eletromagnéticas para agitar as moléculas de água dentro dos alimentos, aquecendo de dentro para fora. Em contrapartida, ele não doura e nem deixa os alimentos crocantes. Já o outro trabalha com calor seco e circulação de ar, fazendo com que ela asse e gratine os pratos sem amolecê-los.
Na prática, esses aparelhos atendem a necessidades diferentes. Quem precisa esquentar leite, fazer mingau, descongelar feijão ou reaquecer o almoço provavelmente não abre mão do micro-ondas. Por outro lado, para preparar alimentos que devem ficar gratinados como lasanhas, salgadinhos, pão de queijo, a air fryer leva vantagem. Vale notar que não é incomum as pessoas terem os dois equipamentos e usá-los de acordo com a demanda, já que são tecnologias complementares.
Veredito: Se você mora sozinho e raramente cozinha do zero, mas esquenta muita comida pronta e bebidas, o micro-ondas talvez seja mais prioritário. Já se você adora petiscos crocantes, faz pequenas receitas e quer evitar óleo, a air fryer terá mais uso. E se ambas as situações fazem parte da sua rotina, ter os dois aparelhos pode trazer o melhor dos mundos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/V/5cB8YXRJ6HyzxrpHFAeQ/freepik-microondas-com-comida-dentro-6670.jpeg)
4. Air fryer x Panela elétrica
Aqui a comparação é entre aparelhos de propostas bem diferentes. A panela elétrica de pressão é feita para cozinhar alimentos usando líquido e pressão, em temperaturas mais baixas, por um certo período. Já a air fryer é uma pequena estufa de ar quente usada para preparar rapidamente por circulação de ar. Por isso, embora algumas receitas podem ser feitas tanto numa quanto na outra no geral cada uma atende a fins específicos.
A panela elétrica acelera e simplifica preparos de longo cozimento, como um músculo que levaria horas no fogo. A air fryer, por sua vez, é melhor para frituras e assados rápidos e produz um resultado seco e crocante. Não dá para substituir uma panela de pressão fazendo feijão na air fryer e nem esperar que um pernil feito na pressão saia com a superfície dourada.
Veredito: No uso cotidiano, muitas vezes a air fryer complementa a panela de pressão elétrica, e vice-versa, em vez de substituí-la.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/i/F/JOfvkrSlidOIVuHr8BgQ/design-sem-nome-2025-06-25t221013.628.jpg)
Com informações de KitchenAid, Maytag, Magazine Luiza – Blog da Lu, Blog WAP
Limpar a Air Fryer assim pode fazer ela PEGAR FOGO
Limpar a Air Fryer assim pode fazer ela PEGAR FOGO!
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro